O ex-prefeito de Itabuna José Nilton Azevedo (PDT) fracassou em mais uma eleição. Desta vez, Capitão Azevedo, como é mais conhecido, tentou uma vaga na Câmara Federal e obteve 11.871 votos, terminando a disputa na 93ª colocação na Bahia.
Do total de votos, 10.428 foram obtidos em Itabuna, município no qual Azevedo foi prefeito no período de 2009 a 2012. Tentou a reeleição e perdeu. Voltou a disputar outras vezes, sem sucesso. A última tentativa de voltar ao comando do município foi em 2020, quando obteve 17.817 votos.
Quem também disputou as eleições deste ano pelo PDT de Ciro Gomes foi o médico Edson Dantas. O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna concorreu a uma vaga para a Assembleia Legislativa da Bahia e obteve 3.392 votos. Desse total, 986 foram de eleitores de Itabuna. Ele terminou a disputa na 214ª colocação. Dantas já havia feito outras tentativas de chegar ao Legislativo.
Outro candidato de Itabuna que fracassou nas urnas foi Antônio Mangabeira, que tentou se eleger pelo PL, partido de João Roma e Jair Bolsonaro. O médico e ex-candidato a prefeito em Itabuna obteve 9.497 votos no último domingo (2).
Mangabeira praticamente repetiu o desempenho das eleições de 2020, quando saiu candidato a prefeito de Itabuna, pela segunda vez, e obteve 10.508 votos. Tempo depois da disputa sem êxito, ele chegou a anunciar o fim da carreira política, mas voltou à disputa neste ano. Do total, Mangabeira obteve 6.174 votos em Itabuna.
ISAAC E ENDERSON GUINHO
Outro médico que também não foi bem na tentativa de se eleger a deputado federal foi Isaac Nery (Republicanos). Ele obteve 15.155 votos, dos quais 11.460 em Itabuna. Uma votação um pouco melhor do que em 2020, quando foi candidato a prefeito do município do sul da Bahia, sendo opção para 7.498 eleitores.
Quem obteve quase que a mesma votação de Isaac Nery foi o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Bruno dos Santos, mais conhecido como Enderson Guinho. Candidato ao Congresso Nacional pelo União Brasil, de ACM Neto, Guinho conseguiu 15.218 votos, dos quais 12.410 em Itabuna. Com informações do Pimenta
Nenhum comentário:
Postar um comentário