Mais uma reunião da Força-tarefa que atua no Extremo Sul baiano ocorreu nesta quinta-feira (22). Desta vez, o encontro aconteceu na Aldeia Nova, na região do Monte Pascoal, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Desde o início do mês se acirrou o conflito entre indígenas e fazendeiros na região.
A situação já causou a morte de um adolescente da etnia pataxó, e pessoas feridas durante uma ocupação de terras em Porto Seguro (clique aqui). Participaram do encontro integrantes das polícias Militar e Civil, da Justiça Federal, da Defensoria Pública da União, da Funai, entre outras instituições.
Durante a reunião, em um “auditório” ao ar livre, os caciques relataram ameaças e ataques de bandos armados, tentando expulsá-los das terras. As lideranças também disseram que, na região, há placas de falsos corretores anunciando venda de lotes de terras indígenas.
As forças de segurança devem ficar na região por tempo indeterminado. Participaram do encontro integrantes das polícias Militar e Civil, da Justiça Federal, da Defensoria Pública da União, da Funai, entre outras instituições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário