O percentual de amostras testadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) com resultado positivo para covid-19 caiu para 1,5%, na última semana, ou seja, 98,5% deles foram negativos. Esse é o melhor percentual desde a primeira semana de julho. Além disso, no sábado (17) e nos dias 5, 6 e 11 de setembro, todas as amostras testadas deram negativo para a doença. Especialistas atribuem o resultado à vacinação e à ausência de novas cepas do vírus.
A quantidade de amostras encaminhadas para o principal laboratório de testagens do estado também teve redução significativa. No auge da pandemia, a unidade recebia cerca de 10 mil coletas por dia, agora, são aproximadamente mil por semana. A diretora do Lacen, Arabela Leal, frisou que a queda nos números está acentuada.
“Tivemos um pico em janeiro e fevereiro, com as novas cepas. Depois, houve uma queda. E, em junho, um novo pico. Na 27ª semana epidemiológica (de 3 a 9 de julho), 42,5% dos testes deram positivo para covid. Na semana seguinte, o percentual foi menor e, desde então, os números estão reduzindo. Acredito que eles estão baixos porque não temos pacientes doentes e por conta dos antígenos [que produzem as vacinas]”, disse. *Com informações do Correio 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário