Nesta quarta-feira, 24, equipes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) concluíram visita em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna. Parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a instituição vai elaborar relatório com observações sobre o trabalho realizado pelas creches e escolas.
A medida cumpre a Resolução nº 6 de 8 de maio de 2021, que preconiza, dentre outras coisas, a retirada de açúcar e embutidos da alimentação das crianças das creches, de 0 a 3 anos de idade . De acordo com a técnica do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), Elioenai Ramos, a Secretaria Municipal da Educação busca seguir o que determina a Resolução do FNDE.
“Nos já temos o hábito de receber essas visitas, o que é muito importante. O primeiro momento foi com a Nutrição, em seguida com o Setor de Prestação de Contas e execução do programa”, disse Elionai.
A Resolução estabelece também que as escolas devem oferecer alimentação saudável aos alunos, com no mínimo 30% de produtos da agricultura familiar.
“As frutas, legumes, verduras agora estão no cardápio, o que é muito bom para os estudantes. Já os produtos açucarados, mingaus e achocolatados, além de salsichas e calabresas, são prejudiciais e não agregam valor nutricional”, explicou Pricila Pellagatti, nutricionista do PNAE.
De acordo com Elionai Ramos as visitas ocorrem desde 2010. Nesta quarta-feira, as equipes do CECANE começaram a elaborar o relatório, de pois de ter ido na terça-feira, dia 23, a Creche Santa Maria Goretti, no Bairro Mangabinha.
PROJETO
Nesta semana, a Escola Municipal Batista do Califórnia está executando o projeto “Alimentação Saudável - Melhor Qualidade de Vida”. O objetivo é conscientizar as crianças e as famílias sobre a importância de uma alimentação equilibrada, despertando o gosto pelo cardápio saudável, o que resulta na melhor qualidade de vida dos alunos.
“O Projeto de Educação Nutricional desenvolvido por essa escola é uma das bases do FNDE, na resolução do PNAE. Nós queremos implantar em outras escolas da Rede Municipal de Ensino”, afirmou a nutricionista do PNAE, Pricila Pellagatti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário