A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, participou na quinta-feira passada, dia 25, da sexta visita da equipe responsável pelo “Projeto LEAN nas Emergências” no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
O médico Abner Júnior e a engenheira de produção Bruna Coghi, especialistas em processos da Beneficência Portuguesa, conversaram com a secretária sobre a experiência do projeto, destacaram os avanços já alcançados pela equipe do HBLEM e fizeram um tour pelas principais instalações da unidade hospitalar.
Uma das mudanças mencionadas foi em relação ao controle de insumos nas enfermarias, a partir de uma das ferramentas que integra o projeto. “Com esse controle, realizado pela ferramenta Kanban, o hospital visa uma redução de 20% no consumo de alguns insumos utilizados diretamente nas enfermarias”, declarou Bruna.
Outro ponto positivo visto pela engenheira de produção, foi a realização da pesquisa de satisfação que a equipe vem fazendo com os pacientes do Pronto-Socorro, através da ferramenta NPS. “É uma ferramenta que as empresas de ponta estão utilizando atualmente para melhorar os fluxos e processos internos”, disse.
A secretária Lívia Mendes, que já fez parte do corpo técnico do Hospital de Base, comentou que a unidade hospitalar precisava dessa organização e dessa modalidade de gestão. “O Hospital de Base, é sem dúvida, um hospital de referência para politraumas e tem um trabalho muito importante na área assistencial, tanto de clínica médica quanto nas especialidades cirúrgicas. Precisava desse norte com essas ferramentas de gestão”, frisou.
Na opinião dela, o Projeto LEAN nas Emergências vem para capacitar os profissionais para que o HBLEM possa contar com uma gestão autossustentável, com eficiência dos processos, de modo a evitar desperdícios.
Para Roberto Pacheco Jr, diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde (FASI), as visitas da secretária municipal de Saúde ao Hospital de Base são sempre enriquecedoras. “Doutora. Lívia possui profundo conhecimento na área médica, contribuindo para evolução do Hospital de Base”, completou.
O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário