Pescadores do sul da Bahia capturaram um tubarão-tigre na manhã desta quinta-feira (28), no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Segundo o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, a espécie corre risco de ameaça por causa da sobrepesca.
“Não é uma espécie considerada em risco de extinção, mas já está na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Na lista, ele tem a sigla NT, que em português significa quase ameaçada”, explica. De acordo com o biólogo, o tubarão-tigre pescado no sul do estado é um animal jovem e tem cerca de 2,5 metros.
A espécie chama atenção por causa de sua carne considerada saborosa e vendida por preços altos. O filé, as barbatanas e o fígado do animal são as partes mais consumidas. Francisco Kelmo explica ainda que a pesca predatória da espécie pode causar riscos à vida marinha.
“O tubarão-tigre está no topo da cadeia alimentar, ele se alimenta de animais menores e ajuda a manter o equilíbrio do ecossistema”, afirma. Segundo o biolólogo, o ato de pescar o animal não é contra a lei, mas o motivo e a forma como a pesca é realizada devem ser levados em consideração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário