terça-feira, 29 de março de 2022

Servidores do INSS entram em greve; Itabuna ainda não aderiu ao movimento

A greve por tempo indeterminado iniciada ontem (28) pelos servidores do INSS vem se ampliando por todo país. Além da Bahia, servidores de outros 19 estados já aderiram ao movimento. Em Itabuna, até o fechamento dessa matéria, a agência continuava atendendo normalmente, sem adesão à paralisação.

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev) da Bahia, alega que o governo federal sequer apreciou a pauta de reivindicações dos trabalhadores que não têm reposição salarial há três anos. A categoria também defende a realização de concurso público para a carreira da Previdência Social, uma vez que a falta de quadro funcional no órgão está provocando o represamento de mais de 1 milhão de processos de aposentadorias em todo o Brasil.

Na Bahia, o déficit de pessoal chega a 1 mil trabalhadores. De acordo com o coordenador do Sindprev, Edivaldo Santa Rita, as perdas apontam para a necessidade de um reajuste de 19,9%. “A nossa pauta de reivindicações foi entregue ao governo há dois meses e vai muito além do aumento salarial; Queremos a contratação de servidores e condições de trabalho dignas, pois há agências do INSS sem água e climatização. Vamos decretar greve por tempo indeterminado”, disse.

O diretor da entidade, Valdemir Medeiros, afirmou que os servidores públicos estão enfrentando um massacre do Governo Bolsonaro. “É necessário que o governo abra concurso público, pois o segurado chega a esperar dois anos por uma análise de benefícios e muitos morrem aguardando. Precisamos repor o quadro de servidores para não penalizar ainda mais a população”, contou.


Agendamento

As pessoas podem conseguir agendar serviços do INSS de forma remota pela Central 135 ou aplicativo/portal Meu INSS. Os principais serviços disponíveis na plataforma são pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário