terça-feira, 8 de março de 2022

Ilhéus: Na véspera do dia da mulher, vídeo de estudantes revoltadas “viraliza”

Na véspera deste Dia Internacional da Mulher, um vídeo de estudantes viralizou nas redes sociais de Ilhéus. Na gravação, a porta-voz do grupo segura a câmera para enquadrar a si mesma e quatro colegas. Elas estão na estrada do distrito de Lagoa Encantada, onde moram, e reclamam do serviço de transporte escolar.

Segundo as meninas, que estudam no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado no Centro, o ônibus não chega até a Lagoa Encantada. Isso as obriga a acordar muito cedo, às 4h, para caminhar longa distância até a entrada do povoado do Retiro, último ponto de parada do transporte.

As más condições da estrada são obstáculos comuns naquela região de terreno acidentado e chão de barro. Nos dias chuvosos, a lama aumenta o risco de acidentes. No vídeo, a porta-voz da revolta estudantil diz que o motorista do ônibus escolar, funcionário da empresa contratada pela Prefeitura de Ilhéus, se recusa a dirigir até o distrito ribeirinho.

“Ele quer que a gente suba todas as ladeiras, sete ladeiras, pra poder pegar a gente lá em cima, na entrada do Retiro. Quem é que vai acordar quatro da manhã pra poder andar na chuva? Estamos todos molhados. Tudo encharcado. Todo mundo revoltado, com fome”, declara a estudante.

Também afirma que o problema já foi comunicado à direção do IME e à Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc), mas não havia sido solucionado até a manhã de ontem (7). No mesmo vídeo acima, a estudante diz que a escola não fornece merenda. “Nem biscoito seco”, emenda. Assista.

O QUE DIZ A SEDUC

Na tarde de ontem (7), a reportagem do PIMENTA manteve contato com a professora Eliane Oliveira, secretária de Educação de Ilhéus. Ela estava ciente do problema e informou que já havia tomado providências junto à empresa terceirizada, a DZSet Transporte e Logística.

Hoje (8), contatada novamente pela reportagem, a secretária enviou ao site nota divulgada pela Seduc. Conforme o texto, na última sexta (4), representantes da Secretaria se reuniram com estudantes da Lagoa Encantada, tomaram conhecimento da situação e notificaram a DZSet para solucioná-la.

A solução encontrada pela empresa foi substituir o motorista que foi alvo da reclamação. O texto da Seduc não faz menção às condições da estrada.

Perguntada a respeito da reclamação de falta de merenda, a secretária Eliane Oliveira não respondeu ao site até o momento desta publicação. //Pimenta.Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário