A tarefa periódica de lubrificar e ajustar a corrente da moto pode estar com os dias contados. Isso é o que promete uma nova tecnologia desenvolvida pela empresa italiana Regina. Em tese, a corrente High Performance Endurance (HPE) elimina a necessidade da lubrificação e dura mais.
A inovadora corrente de moto foi anunciada no mercado europeu ainda em 2021. O modelo conta com elos, pinos e roletes revestidos de carbono tetraedricamente amorfo (ta-C). Essa é a “mágica” que permite a corrente dispensar a lubrificação e ajustes periódicos.
Por sua vez, esse revestimento ta-C reduz a dissipação de energia e aumenta a eficiência. Por isso, combina a superfície com revestimento muito duro, com um baixo coeficiente de atrito. Sem dúvidas, um avançado em relação às correntes lacradas tradicionais.
Outra boa notícia é que a transmissão usando corrente HPE não requer pinhões ou cremalheiras revestidas também com ta-C. No entanto, ao instalar uma nova corrente de moto é recomendado substituir a cremalheira e o pinhão por novos, em aço.
Novidade chegou no Brasil com a BMW
Já faz algum tempo que a BMW oferece alternativas às correntes de transmissão tradicionais. O exemplo mais tradicional é big trail mais vendida do Brasil, a R 1250 GS, que possui transmissão por cardã. Uma solução que dispensa lubrificação, sendo também bastante conveniente. Porém, esse sistema é mais caro, mais pesado e mais complexo.
Por isso não causa surpresa saber que a BMW foi uma das primeiras marcas a adotar a nova solução da fabricante italiana. Na marca alemã, a corrente revestida em carbono diamante foi batizada de M Endurance e está disponível como opcional para as S1000 RR e S1000 XR.
Neste ano, a inovadora corrente de moto chegou ao mercado brasileiro como item de série na nova S1000 RR. Até agora, esta é a única motocicleta a adotar o produto como padrão ao sair da loja. Atualmente, a esportiva tem preços partindo dos R$ 122.500.
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