O governador da Bahia, Rui Costa, disse, nesta quinta-feira (27), que o estado não terá feriado prolongado ou ponto facultativo no período do carnaval neste ano. Em dezembro do ano passado, gestor confirmou a não realização de festas de rua na Bahia.
"Nós não vamos tomar nenhuma medida em relação a isso. Terá expediente normal no serviço público e acredito que nos municípios também. A nossa orientação, sugestão, é de que também tenham funcionamento normal", disse o governador.
Rui Costa também afirmou que também não há possibilidade de adiar o feriado do carnaval para evitar viagens e aglomerações.
"Não tem o que adiar de feriado porque não tem feriado. Eu sei que historicamente a gente trata como feriado, mas legalmente não está lá como feriados. Não tem como mudar algo que não está legalmente como feriado", afirmou.
De acordo com Rui Costa, os servidores público do Estado que não comparecerem ao trabalho durante o período, terá o salário descontado.
"São dias normais de trabalho. Quem não comparecer, tem que esperar seu dia cortado como qualquer outro. As aulas da rede estadual também acontecerão como dias normais".
Também nesta quinta, o governador disse que o estado vive um "tsunami" de casos de Covid-19. A Bahia começou o ano com 1.830 casos ativos da doença e 26 dias depois, o número alcançou a marca de 23.985.
Anteriormente, o estado só havia atingido patamar maior em 2 de julho de 2020, quando foram alcançados 24.068 casos ativos.
O governador afirmou que diante da situação atual, o estado deve chegar a 30 mil casos ativos da doença já na próxima semana. Ele ainda anunciou que até o fim do mês, a Bahia terá 230 leitos a mais do que quando iniciou o ano.
Segundo Rui Costa, os hospitais Espanhol, que fica em Salvador, e Metropolitano, que fica em Lauro de Freitas, terão ampliação e o Riverside, que também fica na região metropolitana, será reativado. No último domingo (23), 30 leitos já foram abertos no Hospital Espanhol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário