quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Caixa libera saque do FGTS por calamidade em Ilhéus

A Caixa liberou, nesta quarta-feira (5), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para moradores de Ilhéus, município do sul da Bahia que foi atingido pelas chuvas.

Os moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil do município, podem solicitar o saque até 15 de março de 2022. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

A solicitação é realizada de forma pelo aplicativo FGTS, na opção "Meus Saques", no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Como solicitar o saque FGTS

- Fazer o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro;

- Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” – acessar a cidade;

- Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

- Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentação

Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Chuvas na Bahia

Ao todo, 26 mortes ocorreram em decorrência dos temporais que atingiram o estado. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 102.761 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O número de desabrigados na Bahia – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 29.243. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 73.518.

Além disso, 796.882 pessoas foram afetadas pela chuva e 520 ficaram feridas. Na terça-feira (4), 157 cidades estavam sob decreto de situação de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário