sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Seis cidades brasileiras recebem reconhecimento federal de situação de emergência; duas delas são baianas

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, na quinta-feira (04), a situação de emergência em oito municípios do País atingidos por desastres naturais.

Na Bahia, as cidades de Bom Jesus da Serra, na microrregião de Vitória da Conquista e Araci, na microrregião de Serrinha, passam por um período de estiagem, assim como São Pedro, no Rio Grande do Norte.

Já na região Sudeste, o município de Pirassununga, em São Paulo, registrou chuvas intensas. Em Indianópolis, no Paraná, e em Itati, no Rio Grande do Sul, a situação de emergência foi reconhecida por causa de queda de granizo, assim como em Marema e Ipuaçu, em Santa Catarina.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário