Na manhã desta segunda-feira (26), um blog de Itabuna, pela terceira vez, divulgou falsas informações em formato de notícia, sendo desta vez, acerca de uma tentativa de homicídio a tiros que supostamente teria ocorrido em Itapé, e que a vítima, nesta ocasião, teria sido baleada cinco vezes, sobrevivido e ter sido socorrida para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O caso é contado com riqueza de detalhes, de modo que, confunde o leitor e promove a disseminação de mentiras, falácias e calúnias.
Delegados e policiais da região fizeram contato com o Verdinho Itabuna, todos bastante chateados com a mentira, e novamente pediram que nosso canal esclarecesse que tais informações não procedem. A Polícia Civil tomará as providências legais e cabíveis.
Esta não é a primeira vez que este blog divulga fakenews. Em agosto de 2020, por exemplo, denunciamos aqui no Verdinho Itabuna uma falsa matéria sobre supostos traficantes que estariam amedrontando ruas e avenidas do bairro Sarinha Alcântara, o que também era improcedente. (Relembre aqui o caso da fakenews de agosto de 2020).
Já em junho de 2021, uma nova disseminação falsa foi lançada no mesmo blog, desta vez, acerca de transferências de criminosos de alta periculosidade, líderes de facções criminosas regionais, para supostos presídios federais espalhados por todo o país. (Relembre aqui o caso da fakenews de junho de 2021).
Em tempos tão delicados como o que atravessamos, veículos de comunicação precisam redobrar os cuidados com o modo como trabalham, para não promover pânico na população, não divulgar fakenews e não comprometer o trabalho policial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário