quarta-feira, 21 de julho de 2021

Mercado de aviação dá salto em julho e recupera quase 70% das viagens pré-pandemia

O mercado de aviação deu um salto em julho e, em um novo sinal de retomada, atingiu quase 68% da malha de voos da era pré-pandemia de Covid-19, ante 51% em junho. O resultado foi uma surpresa para os integrantes do setor, visto que foi mais intensa do que o crescimento gradual que vinha registrando nos trajetos domésticos desde abril, quando girava em torno de 36% o patamar considerado normal antes da chegada do vírus no Brasil.

Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o balanço positivo é uma consequência do avanço da vacinação no país. “Os outros fatores que contribuíram também são consequência da vacinação. Por exemplo, as pessoas retomando viagens de lazer porque têm férias escolares também tem o impulso da vacina”, disse o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz.

À coluna Painel, da Folha de S.Paulo, Sanovicz afirmou ainda que o mercado de aviação identifica dois vetores e já vislumbra mudanças de comportamento do consumidor que devem permanecer no pós-pandemia. “Tem o público de lazer e tem um novo que é aquele que pode se deslocar para trabalhar remotamente. É um viajante corporativo, mas é híbrido”, explicou.

O setor acredita que o home office abre uma possibilidade de impulsionar as viagens nas férias escolares porque os pais poderão acompanhar os filhos ainda que eles próprios não esteja de férias. “Há outra tendência de um público novo que vai repor aquele viajante puramente corporativo, que não vai voltar. A pessoa que pegava um avião para fazer uma viagem de quatro horas e voltar, agora, aprendeu a fazer isso por vídeo. Acredito que isso não volta, mas deve ser substituído por esse novo público que pode viajar meio home office. Com uma curiosidade interessante: esse público não vai ser sazonal”, declarou.

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