O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou as redes sociais na noite desta segunda-feira (31) para dirigir novos ataques a ACM Neto, presidente da sigla, com quem rompeu desde a eleição para o comando da Casa, em fevereiro. Na publicação, Maia, que está de saída da legenda, comparou o ex-prefeito de Salvador a Tomás de Torquemada, conhecido como O Grande Inquisidor da Espanha, no fim do século 15.
“ACM Neto tinha convocado a Executiva para aprovar minha expulsão hoje. Parece que o Torquemada ficou com medo da decisão autoritária e abriu prazo para a defesa”, escreveu o deputado no Twitter.
Maia também comparou o agora desafeto político ao avô, o senador e ex-governador baiano Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, e ao tio Luís Eduardo Magalhães, deputado morto em 1998 após um infarto.
“Fica claro a cada dia: ACM Neto tem todos os defeitos do avô e nenhuma das virtudes do tio Luís Eduardo”, acrescentou Maia, que também o ligou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Maia está no DEM desde 2007, ano em que a sigla adotou o nome no lugar do PFL (Partido da Frente Liberal). Ele foi presidente do partido entre 2007 e 2011, além de presidente da Câmara de 2016 até o início deste ano, quando não conseguiu emplacar seu preferido à sucessão no posto, Baleia Rossi (MDB-SP).
O apoio de parte da cúpula do DEM ao seu principal rival, Arthur Lira (PP-AL), que ganhou a eleição interna à presidência da Câmara, foi justamente um dos motivos que levaram Maia a brigar com ACM Neto e decidir sair do DEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário