Na noite desta quarta-feira (16), um blog de Itabuna, mais uma vez, divulgou falsas informações em formato de notícias, sendo desta vez, acerca de um suposto recambiamento de líderes criminosos do Conjunto Penal de Itabuna para "presídios federais espalhados por todo o país".
Não se sabe onde o blog apurou tais informações, mas a matéria diz que "Ainda não se sabe quantos e quais são os criminosos, e em que dia ocorrerão as transferências", e que "A transferência foi decidida em conjunto pelas autoridades de Itabuna".
Como se não bastassem as falácias especulativas, o blog ainda cita nomes de traficante que estaria, suposta e provavelmente nessa lista de detentos a serem recambiados. Um juiz local fez contato com o delegado André Aragão, que por sua vez, fez contato com o Verdinho Itabuna, e ambos, chateados com a mentira, pediram que nosso canal esclarecesse que tais informações não procedem. A Polícia Civil tomará as providências legais e cabíveis.
Esta não é a primeira vez que este blog divulga fakenews. Em de agosto de 2020, por exemplo, denunciamos aqui no Verdinho Itabuna uma falsa matéria sobre supostos traficantes que estariam amedrontando ruas e avenidas do bairro Sarinha Alcântara, o que também era improcedente. (Relembre aqui a fakenews de agosto de 2020).
Em tempos tão delicados como o que atravessamos, veículos de comunicação precisam redobrar os cuidados com o modo como trabalham, para não promover pânico na população, não divulgar fakenews e não comprometer o trabalho policial.
Matéria atualizada às 17h48
Uma fonte especial do Verdinho Itabuna esclareceu aquilo que o blog em questão deveria ter apurado. Na verdade, o que houve, foi um procedimento já costumeiro do sistema penal, em que presos da cidade vizinha de Ilhéus ficam provisoriamente no Conjunto Penal de Itabuna por causa de uma interdição no presídio de Ilhéus.
Posteriormente, quando sentenciados, eles seguem para Barreiras, na mesorregião do extremo oeste baiano. Isto acontece em decorrência de um provimento estadual. Algo antigo, e nesta madrugada de quarta-feira (16), dez presos de Ilhéus passaram por tal procedimento, e seguiram, portanto para Barreiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário