terça-feira, 9 de março de 2021

Operação Oxigênio notifica 108 pessoas e 7 estabelecimentos comerciais em Itabuna

Por meio de forças-tarefas conjuntas, a Prefeitura de Itabuna, com a participação de secretarias, Guarda Civil Municipal e polícias Militar e Civil, continua notificando pessoas e estabelecimentos comerciais por descumprirem as medidas de restrição da circulação em vias públicas entre as 20 e 5 horas. Na noite de ontem, dia 8, a Operação  Oxigênio abordou 108 pessoas.

Além disso, apreendeu 13 cadeiras e duas mesas, removeu três bicicletas e um automóvel e abordou outros 10, notificou um motociclista, abordou cinco residências e notificou uma por som abusivo. Os  fiscais da Prefeitura estão combatendo o abuso no descumprimento das medidas de restrição nas atividades comerciais determinada por decretos estadual e municipal no enfrentamento da pandemia.

Nesta terça-feira, depois de denúncias, agências bancárias e lotéricas foram fiscalizadas, sendo repassadas orientações quanto ao cumprimento  de normas sanitárias,  evitadas aglomerações e exigido o uso  de máscaras por funcionários e clientes e álcool gel 70 por cento. Algumas lojas também receberam orientações e pedidos para que cooperem com o esforço do poder público.

A Operação Oxigênio se dá por meio das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Saúde, Transportes e Trânsito, Infraestrutura e Urbanismo e Indústria, Comércio, Emprego e Renda, com o suporte das policiais Militar e Civil,  Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária, executando ações em toda a cidade. São percorridos os bairros e o centro da cidade, orientando a população a evitar som alto e as aglomerações, mobilizando diariamente 34 pessoas das instituições envolvidas.

Na noite de domingo, foram abordadas 160 pessoas nos bairros Sarinha Alcântara, Zizo, Bananeira e Monte Cristo, onde foram registrados 32 deslocamentos para apuração de denúncias, com sete estabelecimentos comerciais notificados e a remoção de uma aparelhagem de som. No dia anterior, sábado, 14 veículos automotores foram autuados e cinco motocicletas removidas para o pátio da Settran. 

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, afirma que por orientação do prefeito Augusto Castro a operação não temos a intenção de prejudicar ninguém, mas orientar as pessoas com ações educativas e de cidadania e, em último caso, de fiscalização e repressão para que seja garantida a tranquilidade pública e a paz social, principalmente a noite e nos finais de semana em decorrência do agravamento da propagação do novo coronavírus.

Mariana diz que os empresários têm colaborado com o esforço do poder público para cessar a disseminação do coronavírus, principalmente neste momento delicado em que leitos clínicos e de UTI dos hospitais públicos e filantrópico e da UPA 24 Horas estão lotados e há fila de espera de pacientes aguardando regulação. “Se todos cooperam, ninguém sofre os danos e as mortes causadas pelo Covid-19”, ensina.

A Operação Oxigênio instituiu a restrição de locomoção noturna como medida de contra o novo coronavírus, já que os decretos governamentais têm vigência até o dia 1º de abril.  Em paralelo, a Divisão de  Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde fiscaliza a qualidade de produtos alimentícios à venda, prazo de validade e situação de embalagens, tendo feito algumas apreensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário