quinta-feira, 11 de março de 2021

Comunidade Escolar do Colégio Estadual divulga clamor através de carta aberta à sociedade

Representantes da Comunidade Escolar do tradicional Colégio Estadual de Itabuna fizeram contato com o Verdinho Itabuna, nesta quinta-feira (11), e pediram a divulgação desta importante carta aberta à sociedade, tratando de um tema de significativa relevância. Uma espécie de chamado à defesa do Colégio Estadual de Itabuna contra o descaso do governo do Estado. Eles também divulgaram em redes sociais, um video abordando o assunto. Confira na íntegra, a carta e assista ao vídeo nesta matéria.

Nós professores e professoras, estudantes, pais e mães de alunos do Colégio Estadual de Itabuna dirigimo-nos à toda a população de Itabuna e região, aos sindicatos, universidades,  igrejas,  associações de moradores, e também a todas as organizações do movimento popular para denunciar o descaso da obra da reforma de nossa escola e de todo o desrespeito das autoridades do governo a nossa comunidade. Fazemos um chamado para pedir o apoio de todos e todas  a se mobilizar conosco nesta luta em defesa desta histórica e importante instituição de ensino de nossa cidade.

Todos nós estamos acompanhando o fechamento de escolas importantes nos últimos anos em nossa cidade, causando grandes prejuízos a educação de nossas crianças e jovens, contribuindo para o aumento da violência urbana e da evasão escolar.

Em 2018 o Governo iniciou as obras da construção do Campus Integrado de Educação Básica que, reunirá o CETEP, CIEE , CEI, CJC e CAP. A proposta do Campus não foi debatida com a comunidade e nem tampouco foram construídas propostas que pudessem aproveitar as experiências pedagógicas existentes. Não somos contrários ao Campus. Apenas exigimos, enquanto comunidade escolar de participar democraticamente da elaboração do projeto pedagógico. As obras desse Campus já estão se arrastando há anos e atualmente estão paralisadas. No ano passado a empresa construtora abandonou a obra. A escola ficou destruída e não pudemos usar o espaço para o ano letivo. 

Neste ano de 2021 as autoridades representantes do governo anunciaram a intenção de encerrar as atividades da Educação de Jovens e Adultos e a

Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do Colégio  Estadual de Itabuna. Essa medida vai representar graves prejuízos para os estudantes do entorno do colégio estadual, pois essas modalidades serão transferidas para escolas em regiões fora do eixo do bairro São Caetano, dificultando o acesso e permanência desses estudantes, gerando mais desistência e evasão escolar. 

Essas medidas anunciadas são absurdas e foram tomadas sem nenhum diálogo com a comunidade escolar. 

A comunidade escolar do Colégio Estadual de Itabuna vem se reunindo e tomando providências para exigir do governo a retomada das obras de reforma da escola. Faremos diversas mobilizações para impedir esse descaso com nossa escola e nossa comunidade. Ingressamos com Ação no Ministério Público, estamos mobilizando professores, pais e alunos para fortalecer a luta para garantir o direito de nossos alunos ao acesso a educação pública de qualidade. 

Chamamos a toda a sociedade a se somar conosco nessa luta em defesa do Colégio Estadual de Itabuna.
#EmDefesaDoCEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário