quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Pandemia: Reclamações contra operadoras de internet crescem em Itabuna


Ao longo de 2020 foram analisadas as reclamações contra operadoras de internet banda larga em Itabuna. Depois de que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicasse, no seu relatório anual publicado em março, a queda nas reclamações contra serviços de telecomunicações, o setor não imaginaria um novo crescimento nesse quesito. No entanto, foi justamente o que aconteceu em Itabuna para o serviço de banda larga fixa. 

De acordo com os dados coletados pelo portal Podecomparar, até dezembro do ano passado foram registrados 457 casos de reclamações nos de internet fixa, 31 registros a mais do que os apresentados até dezembro de 2019. Isso significou um aumento de 6,78% nas queixas dos usuários. Veja no gráfico quais foram as operadoras que mais acumularam queixas em 2020.

Com o isolamento social, decretado ainda em março do ano passado, a população está mais conectada nas redes, na internet e no celular. Apesar de que a própria Anatel tenha anunciado a criação de um comitê específico para garantir a qualidade dos serviços, principalmente a conexão à internet, os números de acessos também obtiveram um aumento durante a pandemia. Isso fez com que as estruturas de rede não suportassem a quantidade de pessoas online simultaneamente.

De fato, os quesitos com mais reclamações ao longo do ano foi justamente o de Qualidade, Funcionamento e Reparo, com 217 solicitações. Também foi destaque a Cobrança, com 146 registros de queixas. Por isso, é importante medir a velocidade da sua internet e ver se realmente sua operadora está cumprindo com o assinado no contrato de prestação de serviço.

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