Um motim entre presos do Conjunto Penal de Valença, no baixo sul da Bahia, precisou ser contido pela Polícia Militar, na tarde desta terça-feira (01). A informação foi confirmada pela PM. Não houve registro de feridos.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que alguns internos da unidade prisional "iniciaram um motim motivado, inicialmente, pela apreensão de materiais ilícitos (drogas, aparelhos de telefonia móvel) oriundos de arremessos externos direcionados" jogados para dentro do conjunto penal.
Segundo a PM, agentes da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados após o início da confusão, por volta das 16h.
Ainda de acordo com a polícia, inicialmente, os militares fizeram um trabalho de segurança externa. Apesar disso, os agentes entraram na unidade após vários internos ficarem exaltados, e a situação foi controlada.
A Seap informou que a situação foi controlada após 2 horas. Segundo a secretaria, os danos materiais e os envolvidos serão apurados e identificados através das imagens gravadas pelo circuito interno. Um inquérito civil será aberto para "colher evidências e provas a serem levadas à Justiça", informou a Seap.
O Conjunto Penal de Valença tem capacidade para 268 detentos, mas comporta, atualmente, 328 presos. Ou seja, 60 internos além da capacidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário