Itabuna chega 6.821 casos confirmados da covid-19, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde do município. Ainda segundo a Secretaria, o cronograma de testagem continua, além de ações de isolamento social. Entretanto cabe a toda a sociedade colaborar com a adoção dos protocolos da autoridade sanitária.
Em Itabuna, duas importantes industrias, a Nestlé que conta com 230 trabalhadores aqui em Itabuna, teve 12 trabalhadores positivados para o covid-19, e a Barry Callebaut, com 450 trabalhadores efetivos e terceirizados, identificou 9 trabalhadores positivados para o novo corona vírus. Além disso, na Nestlé em Itabuna, dos oito vigilantes do quadro, quatro foram positivados para o covid-19 e dois estão afastados com suspeitas da infecção. Segundo Luís Fernandes, diretor do Sindicacau.
Entretanto, as medidas de controle adotadas nas duas empresas são insuficientes e o que foi apurado por Luís Fernandes, diretor do Sindicacau e que acompanha de perto a situação dos trabalhadores das referidas empresas, é a necessidade de testes de todos os funcionários, pois já foi constatado suspeitas de possíveis infectados que apresentam sintomas. Por enquanto, a única medida adotada pelas empresas é a aferição de temperatura dos trabalhadores. Luís Fernandes apontou ainda o uso do restaurante e área de lazer que são usados tanto pelos trabalhadores da Nestlé como os da Barry, o que causa aglomeração.
Segundo Luís, “enquanto convivemos com o descontrole da disseminação do novo corona vírus em Itabuna, cabe as empresas adotar as medidas de controle e acompanhamento da saúde dos trabalhadores que são amplamente difundidas pelas autoridades sanitárias, para a preservação da vida, sob pena de responsabilização, inclusive criminal”.
A denúncia já foi encaminhada para a vigilância epidemiológica de Itabuna para as devidas providências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário