Um ciclone extratropical pode se formar em alto mar, entre Ilhéus e Caravelas, que ficam no sul e extremo sul da Bahia. A Marinha emitiu uma alerta de mau tempo que vai até a quarta-feira (26). Há possibilidades de ventos fortes, de 75 km/h e ondas de até 5 metros.
"Isso se dá muito ao sistema de frente fria que está ocasionando na região, no litoral. O ciclone se baseia com grandes tempestades associadas ao sistema de baixa pressão, porque o ar do ciclone é uma ar quente. Então, quando ele entra em contato com essa região de baixa pressão, ele ocasiona tempestades e ventos fortes, e ondas. E, certamente a região desses deslocamentos varia muito da região onde o sistema de baixa pressão existe e a frente fria está sendo ocasionada", explicou o comandante Giovani Andrade, delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus.
Os pescadores da região já foram avisados de que não devem ir para alto mar. Na Colônia Z-34, que fica no bairro Malhado, em Ilhéus, os trabalhadores estão em alerta.
"Quando a gente recebe um alerta dessa natureza da Marinha, a gente informa aos nossos pescadores o risco que é tentar enfrentar o mar num momento desse. É um ciclone numa faixa de 200 milhas da costa, que fazendo uma conta rápida assim é difícil, porque uma milha são 1872 metros, então é difícil você calcular. Mas, apesar de ser em alto mar, a gente pode pegar esse reflexo dela", disse Felisberto Santiago, presidente da colônia Z-34.
Genivaldo Reis pesca há 50 anos, é um dos associados da colônia Z-34. Todas as vezes que sabe que tem alerta de mau tempo, ele nem tenta ir de encontro à natureza. "Quando eu pesco, eu pesco com seis pessoas na canoa. É uma pesca meio arriscada porque se a gente chegar a naufragar com a rede em cima [da embarcação], a rede pode pegar alguém ali, se enrolar e morrer enrolado na rede", disse o pescador.
O comandante Giovani Andrande também alertou para uma possível ressaca no mar nos próximos dias, mesmo após o período do possível ciclone.
"Outro fator importante da gente ressaltar é que esse sistema ele vai ocasionar também ressacas com ondas de até três metros", disse o delegado da Capitania do Portos em Ilhéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário