Na noite desta sexta-feira (14), um blog de Itabuna divulgou falsas informações acerca da atuação do crime organizado no bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, e causou receio na comunidade.
De acordo com as informações relatadas no blog, moradores daquela localidade estariam acuados por criminosos integrantes da facção Raio A, que teriam se rebelado após a morte de um bandido identificado como Rivaldo, ocorrida na última terça-feira, em confronto com guardas civis municipais.
A matéria, sem qualquer tipo de apuração mais detalhada, traz inverdades sobre o bairro e que supostamente estaria acontecendo nele, e ainda cita prenomes de supostos criminosos que estariam desfilando armados pelas ruas, usando drogas nas calçadas e amedrontando a população. Nada disso, entretanto, tem acontecido.
Uma equipe do Verdinho Itabuna foi a campo, e ouviu moradores de diversas ruas do Sarinha Alcântara, que não ratificaram as informações publicadas, ao contrário, desmentiram-nas. O Verdinho também fez contato com policiais militares e civis, que informaram desconhecer tal situação.
A mãe de um dos jovens citados nessa tal matéria, em contato com nossa equipe, até admitiu que o filho integra o crime organizado e que tem tido muito trabalho com este filho, mas afirmou veementemente, que as informações publicadas nessa matéria não são verdadeiras.
Na reportagem, uma imagem de armas pesadas foi utilizada, mas o redator não teve o cuidado jornalístico de informar que a foto seria ilustrativa, dando a entender que aquelas armas teriam ligação com as pessoas envolvidas na matéria. Tudo muito fora do padrão jornalístico, sem cuidados éticos, sem apuração adequada, mera repetidora de falácias populares.
Em tempos tão delicados como o que atravessamos, veículos de comunicação precisam redobrar os cuidados com o modo como trabalham, para não promover pânico na população, não divulgar fakenews e não comprometer o trabalho policial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário