O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães instalou mais 8 leitos de Terapia Intensiva (UTI) na ala destinada, exclusivamente, aos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Na semana passada, o prefeito Fernando Gomes anunciou que, além das UTIs, o Base deve concluir a instalação de mais 16 leitos clínicos nos próximos dias. Com isso, o Hospital passa a contar com 28 leitos de UTI apenas para Covid-19, e 54 leitos clínicos, totalizando 82 Leitos exclusivos para pacientes da Covid-19.
Vale observar que todos esses leitos ainda não foram habilitados e são mantidos pela Prefeitura de Itabuna. Para possibilitar a abertura dos leitos, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou um convênio com a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (mantenedora do HBLEM), para custear os leitos clínicos e de UTI, e abrir novos leitos. Em média, cada leito de UTI tem um custo diário de R$ 1.600 (mil e seiscentos reais), e cada leito clínico custa, diariamente, o valor médio de R$ 800 (oitocentos reais).
É importante ressaltar que o Hospital de Base segue com seu fluxo de atendimento normal em ala específica. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Hospital de Base passou por adequações e recebeu importantes investimentos. Com uma série de melhorias, como a ampliação da Usina de Oxigênio, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto e aquisição de 19 Camas Fawler Elétricas e 3 Autoclaves modernas, o Hospital se consolidou como referência no sul e extremo sul da Bahia.
Além de todos esses investimentos estruturais e em equipamentos, vale destacar que, para colocar em funcionamento um leito de UTI são necessários equipamentos, como: respiradores, monitores multiparâmetros, que são equipamentos responsáveis por medir a pressão arterial e batimentos cardíacos do paciente, além de raio-x portátil, eletrocardiograma, e bombas de infusão, usadas para aplicar os remédios. Novos leitos de UTI demandam ainda equipes médicas, de enfermagem, dentre outros profissionais necessários e com as devidas qualificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário