Faz parte tradição acender fogueiras e soltar fogos durante o período do São João. Porém, por conta da pandemia do coronavírus, esse hábito terá que ser esquecido momentaneamente em Juazeiro, norte da Bahia. A prefeitura expediu um decreto publicado nesta sexta-feira (5) que proíbe a prática. A justificativa é para proteger a população das doenças respiratórias, muito comum durante os festejos juninos em decorrência dos problemas causados pela fumaça, bem como as queimaduras.
“Por isso essa medida se faz muito necessária, pois assim evitamos que mais pessoas busquem atendimento para tratar de problemas do sistema respiratório os quais podem ser evitados. Sabemos que é uma tradição cultural não só de Juazeiro como de todo o Nordeste, mas estamos vivendo uma situação delicada na saúde e todas as precauções fazem uma grande diferença”, disse Fabíola Ribeiro, secretária municipal de Saúde.
A fiscalização será feita por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e Guarda Civil Municipal. Até o momento, Juazeiro registrou 120 casos de coronavírus e cinco óbitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário