A taxa de letalidade do novo coronavírus, que considera a quantidade de pessoas mortas em relação ao total de diagnosticadas, é de 3,4%. O índice é maior que o do sarampo (2,2%) e bem menor que o do ebola (51%). A informação é da Folha.
A cifra se baseia em casos tabulados até a noite de ontem (27): em números absolutos, são 2.800 mortes no mundo e quase 83 mil ocorrências. Embora a gripe tenha uma taxa de letalidade bem mais baixa, de 0,1%, é preciso considerar que o número de infectados é muito maior, de dezenas de milhões de indivíduos.
Assim como nos casos de gripe e da Sars (síndrome respiratória aguda grave), o novo coronavírus costuma vitimar pessoas que tenham moléstias como diabetes (quem tem a doença tem 8,1 vezes o risco de morrer em relação a uma pessoa sem problemas crônicos de saúde), hipertensão (6,7), doenças cardiovasculares (11,7) e doenças respiratórias crônicas (7,0). A idade também é um fator que aumenta o risco: pessoas com mais de 80 anos que sejam infectadas pelo novo coronavírus têm 6,4 vezes a probabilidade do resto da população de morrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário