As escolas municipais Margarida Pereira, localizada no Pedro Jerônimo, Caic Jorge Amado, no jardim Primavera, Lourival Oliveira Soares, em Ferradas e Flávio Simões, no Califórnia serão geridas pelo vetor disciplinar neste ano letivo. A adesão ao novo regime aconteceu em Salvador, nesta terça-feira, 14, durante a assinatura dos termos de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Itabuna e a Polícia Militar do Estado da Bahia.
A assinatura aconteceu no gabinete do comando da polícia militar, e teve as presenças do comandante da PM, coronel Anselmo Brandão e da secretária municipal da educação de Itabuna, Nilmecy Gonçalves. No ato, o prefeito Fernando Gomes destacou a educação de qualidade como um dos pilares do vetor. “ É bom, pois ajuda a educar os alunos, organiza as escolas e permite que os professores possam dar aula num ambiente organizado e dinâmico”, disse.
Para a secretária municipal de educação, estender o vetor disciplinar para outras escolas foi um ato de coragem do prefeito Fernando Gomes. “Se estamos num tempo em que infelizmente os índices de vulnerabilidade entre crianças e jovens, em Itabuna, são alarmantes, nada mais assertivo do que levar uma ferramenta importante como o vetor disciplinar para ajudar, para contribuir com o trabalho pedagógico que já está sendo conduzido na rede municipal de ensino, dando aos diretores pedagógicos, aos coordenadores, aos professores e aos próprios estudantes caminhos mais auspiciosos na garantia do direito de aprender”, frisou.
A secretária disse ainda, que a assinatura de mais termos é motivo de felicidade para a gestão municipal e para Itabuna. Ela aponta que a experiência do vetor disciplinar nas escolas não é uma ação inédita no estado da Bahia. “ Ao longo dos anos, a PM vem se aproximando cada vez mais das questões sociais e se aproximando de uma maneira mais acolhedora, contribuindo na melhoria da vida das pessoas em diversos aspectos, a rigor da criação da ronda escolar, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (proerd) e da ronda Maria da Penha.
Nas próximas semanas, a prefeitura de Itabuna estará desencadeando uma força-tarefa inédita no município com a perspectiva de preparar as escolas que vão receber o vetor. Essas unidades terão um novo fardamento, nova identidade visual, próxima daquela que é praticada pela polícia militar, nas cores branco, azul e vermelho, e os integrantes das equipes do vetor de cada escola serão escolhidos pela polícia militar.
O Colégio IMEAM, foi o primeiro da cidade e ser inserido na disciplinar. A adesão aconteceu no ano passado, e alterou o regimento interno para quase 1.400 estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário