A violência cresceu no Brasil nos últimos anos e a Bahia é um dos oito estados do país com destaque no Atlas da Violência dos Municípios: cinco das 20 cidades mais violentas do país são baianas. A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), elaborada em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi divulgada nesta terça-feira (5).
O levantamento analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país. Os cinco municípios baianos apontados como os mais letais são os mesmo que apareciam na pesquisa do ano passado, mas houve mudanças na ordem.
Simões Filho, na Região Metropolitana Salvador, voltou a liderar o ranking entre as cidades baianas, com taxa de 119,9 mortes para cada 100 mil habitantes. No ano passado, ela havia perdido a liderança para Eunápolis, no Sul do estado. Os eunapolitanos ainda fazem parte da lista, mas, agora, na 5ª posição na Bahia e a 20ª no Brasil, com 82,8 morte para cada 100 mil/ hab.
Na segunda posição aparece Porto Seguro, no Sul do estado, com 101,6 morte para cada 100 mil/hab, mesmo número do ano passado (101,7 mortes). Em seguida estão duas cidades da Região Metropolitana: Lauro de Freitas (com 99 mortes) e Camaçari (com 98,1 mortes). *Com informações do CORREIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário