quinta-feira, 28 de março de 2019

Moto voadora está perto da realidade: veja modelos em desenvolvimento

Veículos se diferenciam por utilizar hélices ou jatos para voo. Maioria dos projetos não tem rodas de verdade e se assemelham a um drone tripulado.
Protótipo de moto voadora da Lazareth LMV496 é única ter rodas de verdade — Foto: Lazareth/Divulgação
Além da corrida pelo desenvolvimento de carros voadores, liderada por empresas como a Boeing e a Bell Nexus, está em andamento a criação de modelos mais compactos para ganhar os ares. Chamados de motos voadoras ou "moto-drone", esses veículos têm, em sua maioria, uma função de patrulhamento e resgate.

Mas também não está descartado que, no futuro, sejam utilizados como meio de transporte ou até mesmo lazer, como é o caso da Jetpack Speeder, modelo que começou a ser vendido nos Estados Unidos por R$ 380 mil antes mesmo de ficar pronto.
É moto ou é drone?
Os protótipos mostrados indicam que existem duas direções para o modo como eles vão se movimentar. No caso do Speeder, a impulsão é feita por motores a jato, mas outros modelos, como a moto voadora da polícia de Dubai, utilizam hélices.

Um ponto que ainda não está certo é de como serão estas motos voadoras no futuro, se elas terão efetivamente rodas e poderão ter uso híbrido, voando e rodando nas estradas, como fazem alguns carros voadores.

Além disso, não está claro quais serão as regulamentações para que esses veículos possam trafegar. No caso do modelo da Jetpack, por exemplo, o piloto terá que passar por treinamento e ter habilitação especial.

Leia matéria completa no Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário