terça-feira, 12 de março de 2019

Homicídios diminuíram 22,2% em Itabuna em 2019

Foto: Jefferson Teixeira
Depois de um 2018 com 136 homicídios, a cidade de Itabuna apresentou uma queda nos casos de crimes contra a vida em 2019. Apesar de um início de mês de março violento, com 5 homicídios registrados até o momento, a redução é evidente, pois em 2019 já foram registrados 21 assassinatos contra 27 nesse mesmo período de 2018. Se compararmos esta data de hoje (12) com os demais anos também temos redução: 2015- 27 mortos; 2016- 35 e 2017- 30.

As polícias Civil e Militar acreditam que esta pequena queda é decorrente das prisões, mortes e transferências de líderes das facções criminosas para presídios federais. Nomes como Tiago Penteado líder e fundador do DMP, Diego Cabeludo um dos líderes do Raio A nos bairros Califórnia e São Roque e Fábio e Quinha Possidônio também líderes do Raio A em outras localidades, estão isolados sem ter acesso a telefones celulares no presídio de Serrinha e, assim, estão impossibilitados de ordenar crimes no lado de fora. A morte recente em confronto com a polícia militar de Lucas Cyclone, líder do Raio A no Lomanto, Bananeira e Novo Lomanto, também foi importante pois desorganiza a facção por um tempo que fica sem uma liderança pra determinar as execuções.

Itabuna está há 5 dias sem assassinatos, mas tiroteios e tentativas de homicídio vem ocorrendo. Um homem, não identificado, foi espancado no bairro Nova Ferradas e encontrado desacordado. Já entre os bairros Sinval Palmeira e Morumbi um homem, de prenome Ivanildo, 29 anos, foi baleado com diversos tiros e socorrido para o Hospital de Base. No bairro Califórnia, homens em uma moto, deflagram cerca de oito vezes não atingindo ninguém, mas causando pânico em moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário