O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello deferiu uma liminar em que suspende o cumprimento de condenação em segunda instância. A medida beneficia, entre outros réus, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o mês de abril em Curitiba (PR) após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região manter a condenação dele em decisão colegiada a 12 anos e um mês de prisão. ATUALIZADA - 1) A procuradora-geral da República, Raquel Dodge tomou um susto ao saber pela imprensa que Marco Aurélio Mello determinou a soltura de todas as estrelas da Lava-Jato, inclusive Lula.
Embora ainda não tenha sido notificada oficialmente pelo Supremo, a PGR acaba de convocar uma reunião de emergência com sua equipe para analisar quais as medidas deve tomar. 2) Marco Aurélio Mello se irritou ao ser questionado por Igor Gadelha, da revista Crusoé, se sua decisão de soltar os presos em segunda instância beneficiaria Lula. Indagado sobre o que o motivou a tomar a decisão agora, no final do ano, o ministro do STF chamou a pergunta de “descabida”. 3) Presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann afirmou que a defesa do ex-presidente Lula já entrou com pedido de libertação. “Acabamos de peticionar a solicitação do alvará de soltura para Lula. Abrimos mão do exame de corpo de delito”, disse Gleisi.
Em seguida, ela postou ‘Lula Livre Hoje’. 4) Carolina Lebbos, a caçula dos juízes criminais de Curitiba, que cuida com mão de ferro das condições em que o ex-presidente cumpre sua pena de prisão, é a juíza que pode determinar ou não a soltura de Lula. 5) MBL convoca manifestações contra a decisão do ministro Marco Aurélio nesta quarta-feira (19). 6) Página oficial de Lula chama militância para vigília: "Todos pra Vigília Lula Livre pela liberdade de Lula! #LulaLivreJÁ! Endereço: Rua Sandália Monzon, 210, Santa Cândida - Curitiba.". 7) #UmCaboUmSoldado é a terceira hashtag mais mencionada no Twitter Brasil, pedindo para fechar o STF. 8) A decisão do ministro Marco Aurélio já pode ser revertida pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.
Às 15h, encerrou o expediente do último dia de funcionamento do tribunal, e Dias Toffoli já está respondendo pela Corte no regime de plantão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário