segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Segundo sindicato, Santa Casa ameaçou demitir enfermeiros se eles não assinassem documento renunciando seus direitos

Uma grave denúncia foi formulada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) contra a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Segundo o sindicato, a diretoria da instituição está ameaçando demitir os enfermeiros que se recusarem a assinar um documento renunciando aos direitos adquiridos e regulamentados pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Por conta disso, o SEEB exige que a provedoria da Santa Casa se pronuncie sobre o assunto. De acordo com o sindicato, entre os direitos ameaçados de extinção estão a retirada do local de descanso, o não pagamento da prorrogação do horário noturno e a redução do horário de descanso. 

“Em reunião realizada pela Santa Casa de Itabuna com enfermeiros e enfermeiras, nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej, a assessoria jurídica desta instituição assediou os trabalhadores presentes com ameaça de desemprego caso não assinem o contrato individual que retira direitos. O assédio moral é a prática de instituições que não respeitam seus trabalhadores, querem explorá-los e, principalmente, silenciá-los. O SEEB adotará todas as medidas cabíveis contra a Santa Casa e sua assessoria jurídica”, disse o sindicato, em uma nota pública distribuída à imprensa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário