Uma grave denúncia foi formulada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) contra a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Segundo o sindicato, a diretoria da instituição está ameaçando demitir os enfermeiros que se recusarem a assinar um documento renunciando aos direitos adquiridos e regulamentados pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Por conta disso, o SEEB exige que a provedoria da Santa Casa se pronuncie sobre o assunto. De acordo com o sindicato, entre os direitos ameaçados de extinção estão a retirada do local de descanso, o não pagamento da prorrogação do horário noturno e a redução do horário de descanso.
“Em reunião realizada pela Santa Casa de Itabuna com enfermeiros e enfermeiras, nos hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej, a assessoria jurídica desta instituição assediou os trabalhadores presentes com ameaça de desemprego caso não assinem o contrato individual que retira direitos. O assédio moral é a prática de instituições que não respeitam seus trabalhadores, querem explorá-los e, principalmente, silenciá-los. O SEEB adotará todas as medidas cabíveis contra a Santa Casa e sua assessoria jurídica”, disse o sindicato, em uma nota pública distribuída à imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário