sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ilhéus: Trabalhador é encontrado na viação Campo Verde em situação de semi-escravidão


Um trabalhador em condições de semi-escravidão foi encontrado e resgatado nesta quinta-feira (16), em uma garagem de ônibus pertencente à empresa de transporte Campo Verde localizada dentro de uma propriedade rural, na rodovia entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, graças a uma operação realizada pelo Ministério do Trabalho com o apoio da Polícia Federal. 

Auditores fiscais realizaram a inspeção no local, a partir de uma denúncia registrada na Gerência do Trabalho, em Ilhéus, constatando que o trabalhador estava alojado em uma casa, ao lado da garagem, sem condições dignas de habitação. No local, não havia água para consumo, e nem para higiene pessoal. O trabalhador era obrigado a escoar a água da chuva (quando chovia) por meio de uma goteira no telhado da casa. Quando a necessidade era grande e o recolhimento não era suficiente, ele buscava mais água no rio vizinho à propriedade.

Segundo relatos do próprio homem, ele trabalhava para a empresa cerca de 18 anos, sem carteira assinada. Relatou, também, que o documento foi capturado pelo dono da empresa. Além de vigiar a garagem que abrigava alguns ônibus, o trabalhador também era responsável pela limpeza e a manutenção do local. Abria e fechada os portões para a retirada dos ônibus pelos motoristas a qualquer hora do dia ou da noite, sempre que fosse solicitado. 

A Campo Verde foi intimada pelos auditores ficais a comparecer à Gerência do Trabalho, em Ilhéus, na próxima terça-feira (21) para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. Os dados sobre o resgate serão encaminhados para a Polícia Federal, que vai abrir um inquérito, e para o Ministério Público do Trabalho, que prepara uma ação civil pública contra a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário