Um novo estudo realizado no local onde se abriu a cratera misteriosa em Vera Cruz constatou que o buraco aumentou de tamanho. Segundo a Dow Química, empresa responsável pela extração de salmoura no povoado, a erosão subiu de 71,7 metros de comprimento, para 77,9 metros.
Ainda de acordo com o estudo, a largura do buraco também aumentou. Saiu de 29,7 metros para 33. Somente a profundidade registrou redução. Antes ele tinha 45,4 metros de altura, agora está 44,9. A nova medição foi feita no dia 31 de julho e apresentada à população local na quarta-feira (8).
As causas do fenômeno ainda não foram descobertas. Em nota, a Dow informou que segue avançando no processo de investigação e acompanhamento do fenômeno geológico conhecido como vazio subterrâneo.
O buraco surgiu no dia 1° de junho no pequeno povoado de Matarandiba, no município de Vera Cruz, na llha de Itaparica, e despertou a atenção dos moradores. Na primeira medição realizada pela própria empresa, no mesmo dia em que um de seus técnicos encontrou a cratera na área aberta em meio a mata, o buraco tinha 69 metros de comprimento por 29 metros de largura com a profundidade de 46 metros.
Em uma nova medição, realizada no dia 8 de junho, verificaram que as novas medidas eram: 71,7 metros de comprimento por 29,7 de largura e profundidade de 45,4 metros. Ainda de acordo com a empresa, houve uma pequena diminuição de profundidade porque com os recorrentes desabamentos de terra, sedimentos se concentraram no fundo do buraco.
Após a identificação da cratera, a área foi isolada com fita em uma distância de 200 metros. Um funcionário da Dow também ficava ao redor para alertar aos moradores do povoado sobre o perigo. Agora, a empresa, criou uma barreira física localizada a 300 metros de distância do buraco. Segundo a Dow, semanalmente, estão sendo realizadas medições de erosão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário