Pesquisa publicada no Journal of Computer Mediated Communication reforça a tese de que os dispositivos móveis como o celular e tablet podem aumentar o acesso às notícias, mas não necessariamente aumentam a atenção que as pessoas dispensam a elas.
Dica do COM+ (Grupo de pesquisadores) da USP, chama atenção para a pesquisa realizada por Johanna Dunaway, Kathleen Searles, Mingxiao Sui e Newly Paul, que aponta para o fato das pessoas dedicarem menos tempo para ler notícias em celulares do que em computadores. A pesquisa foi publicada no artigo “News Attention in a Mobile Era”, em tradução livre, “Atenção para as notícias na era mobile”.
Artigo estuda o comportamento das pessoas em relação ao consumo de notícias em dispositivos móveis. O acesso a internet vem mudando o jeito das pessoas consumirem informação, apesar disso, ainda sabemos muito pouco sobre os efeitos dessa tecnologia no comportamento das pessoas ao consumir as notícias. O estudo utilizou rastreamento ocular em dois experimentos para captar o comportamento das pessoas ao acessar notícias, além disso, analisou grande volume de dados de tráfego da web para avaliar as diferenças entre de comportamento entre os dispositivos.
“Nós estimamos os efeitos dos dispositivos na atenção dos usuários ao ler notícias e identificamos significativa diferença. Em celular ou tablets o tempo gasto lendo notícias é menor do que em computadores.” (Tradução livre – Oxford Academic)
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