terça-feira, 8 de maio de 2018

São Caetano: comerciantes montam barraca, mas estão desesperados; "ajuda a gente pelo amor de Deus"

Vídeo

“Ajuda a gente aqui, pelo amor de Deus. Já estão vindo derrubar a barraca da gente”. Este é o pedido desesperado de uma comerciante da Praça Simão Fitterman, no São Caetano. A mulher enviou logo cedo um áudio para a redação do Verdinho.

Nossa equipe de reportagem está de plantão no local. Dois guinchos estavam posicionados, certamente, só aguardando ordens para retirar as barracas. Mas acabam de deixar a praça nesse exato momento. O prazo dado pela Justiça para que os vendedores ambulantes retirem seu comércio da praça é hoje (08). 
Embora, os comerciantes tenham montado suas barracas e tentem trabalhar normalmente, o clima é de medo, apreensão e desespero para muitos. Mais informações a qualquer momento.

Atualizada às 08h30min:
Os guinchos retornaram agora a pouco, trazendo consigo caçambas e aumentando o desespero dos comerciantes. A Polícia Militar e equipes da Sedur, da Prefeitura de Itabuna, também acabaram de chegar na praça. A qualquer momento pode ser dada a ordem para a derrubada das barracas.

Atualizada às 09h36min:
Não teve jeito. Mesmo em meio ao desespero e apelos dos trabalhadores, a ordem judicial começa a ser cumprida nesse momento. Dona Meire, uma das vendedoras, pediu que, pelo menos, as equipes responsáveis pela derrubada das barracas, deixassem ela ficar com o toldo e foi concordado. Do mesmo modo, está sendo feito aos demais comerciantes. Operários da Sedur já começaram a quebrar o cimento, base das barracas. O clima agora é de profunda tristeza e insegurança para os dezenas de pais de família, que não sabem o que farão daqui para frente.  O Verdinho continua no local.
Os guinchos já estão posicionados para derrubar as barracas. A movimentação é grande no local

Atualizada às 11h58min:
Até o momento, quatro barracas foram retiradas. Os trabalhos devem ser encerrados ainda na tarde dessa terça. Faltam, ainda, uma média de quatro barracas.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário