quarta-feira, 2 de maio de 2018

Árvore centenária de quase 40 metros é derrubada e destrói 4 casas no sul da Bahia


A derrubada de uma árvore centenária da espécie jequitibá rosa, de quase 40 metros, destruiu quatro casas na cidade de Santa Luzia, no sul da Bahia. Ninguém ficou ferido. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, a árvore estava em um sítio particular e foi derrubada de forma irregular, já que o dono da propriedade não tinha autorização da secretaria para o corte da árvore.

O secretário da pasta, Max do Carmo, disse que o dono da propriedade já foi notificado. Entretanto, moradores da região assumiram a responsabilidade pela derrubada da árvore.
"Procuramos os responsáveis pela derrubada da árvore e apareceu um monte de gente, o pessoal da comunidade mesmo assumiu a iniciativa. A partir disso aí dissermos que eles iam se responsabilizar na recuperação dos danos das casas das pessoas. Daí já eles já reuniram pedreiro e gente para comprar o material de construção", explicou Max.

Duas das casas atingidas pela árvore derrubada estavam vazias, pois os moradores se mudaram. Uma delas, que fica na Rua do Cacau, foi a que sofreu mais danos. Quase toda a estrutura desabou com o impacto. Na rua Sete de Setembro, outras três casas foram danificadas, todas elas de parentes da auxiliar de secretaria Marluzia Costa.

A casa da auxiliar de secretaria também foi muito afetada. No quarto do filho dela, os galhos da árvore destruíram o telhado e caíram na cama e no guarda-roupa. O filho de Marluzia tinha acabado de sair do quarto quando a árvore caiu.
"Quando ele levantou e foi lá para fora, aconteceu o desastre da árvore cair e destruir tudo", relatou.

Ao lado da casa de Marluzia, mora um tio dela, o aposentado seu Moacir Costa, de 69 anos. Parte do telhado da casa, que é de madeira, ficou destruído. Emocionado, ele contou que o colchão onde dorme está encharcado por causa da chuva. "Comprei [a casa] e nem terminei de pagar ainda. Está molhando tudo. Nem alugar a casa eu posso", disse Moacir.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que a árvore vai ser retirada na quarta-feira (2), mas não detalhou se quem derrubou a árvore vai ser penalizado pelo prejuízo ao meio ambiente. (Com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário