Como já era de se esperar, o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, terá que se afastar do cargo por um período inicial de 30 dias, para cuidar da saúde. Ele está internado desde a última sexta-feira (13), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, onde foi diagnosticado com um quadro de embolia pulmonar.
A previsão é de que o prefeito tenha alta nesta quinta-feira (19). Amaral, sabendo da repercussão de sua doença em Itajuípe e cidades circunvizinhas, resolveu se pronunciar sobre o assunto, por meio de uma mensagem.
O político admite que seu atual quadro de saúde requer muita atenção e reconhece, inclusive, os enormes riscos da doença, mas diz estar tranquilo. “Vou enfrentar este desafio com a mesma alegria e disposição de sempre. Agradeço a todos os funcionários e médicos da Santa Casa pelo cuidado com o qual fui atendido e a todos os que, com carinho e muita atenção, tem enviado mensagens de apoio. Em breve estarei de volta com fé em Deus”, disse.
Durante o período do afastamento de Marcone Amaral, quem assume o governo é o vice, Léo da Capoeira.
Entenda o que é embolia pulmonar
Embolia pulmonar é um bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões causada por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas. A doença é mais frequentemente causada pela presença de um coágulo de sangue em uma artéria, que bloqueia a passagem de sangue.
Esse coágulo é geralmente proveniente de veias da perna (principalmente da região da coxa) ou da pélvis (área dos quadris). Esse tipo de coágulo é chamado também de trombose venosa profunda (TVP). O TVP se solta e se desloca para os pulmões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário