terça-feira, 23 de junho de 2026

Morador natural de Itabuna brilha no Programa do Ratinho e fatura prêmio máximo no "Dez ou Mil"

Vídeo

Um morador com fortes laços na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, foi destaque nacional na noite de segunda-feira (22) ao participar de um dos quadros mais tradicionais da televisão brasileira. João Nascimento Cruz foi até os estúdios do SBT para soltar a voz no famoso show de calouros do Programa do Ratinho, intitulado "Dez ou Mil". Na atração, os candidatos se apresentam ao vivo e tentam impressionar o exigente corpo de jurados com seus talentos musicais, performances inusitadas ou números de humor, tudo em busca de faturar o prêmio máximo de R$ 1.000 ou, em caso de reprovação, o prêmio de consolação no valor de apenas R$ 10.

Muito conhecido em solo itabunense, onde é carinhosamente chamado pelo apelido de “Kikão do Paredão”, João mantinha uma forte ligação com a comunidade local antes de mudar de estado. Ele era proprietário de uma mercearia situada no bairro Fonseca e, em suas horas vagas, aproveitava a boa comunicação para realizar serviços como locutor comercial na porta de lojas da região. Atualmente, o baiano reside na cidade de São Paulo, onde trabalha exercendo a profissão de segurança.

Ao subir no palco do programa, João Nascimento Cruz iniciou sua apresentação musical interpretando o clássico brega "No Toca-Fita do Meu Carro", do cantor Bartô Galeno. A primeira performance, contudo, não agradou de imediato os avaliadores, que ameaçaram reprovar o candidato. O destino do itabunense mudou quando o jurado Sérgio Mallandro interveio e o salvou da eliminação, sugerindo que ele cantasse um segundo repertório e interpretasse a música "Garçom", do eterno Reginaldo Rossi. A mudança de faixa foi certeira, os jurados ficaram muito mais contentes com a performance e todos decidiram dar a nota máxima ao participante, fazendo com que João levasse para casa o prêmio de R$ 1.000. Após a consagração e a conquista do troféu, o baiano aproveitou a oportunidade única nos bastidores para registrar o momento e tirar fotos com o apresentador Ratinho e com os demais integrantes do elenco do programa.

Por: Jefferson Teixeira 

Jovem que passava férias na Bahia é assassinado a tiros após sair de festa de São João em Santo Estevão

Um crime violento chocou a população de Santo Estevão, município localizado a cerca de 40 quilômetros de Feira de Santana, na madrugada desta terça-feira (23). Um jovem de 26 anos foi assassinado a tiros logo após deixar o circuito oficial dos festejos juninos da cidade. De acordo com os dados repassados pela Polícia Civil, a vítima trabalhava no estado de São Paulo e havia retornado ao território baiano há apenas um dia com o objetivo de aproveitar o período de férias ao lado de seus familiares.

A vítima foi formalmente identificada como Maxciel Gomes Estrela. Segundo o histórico levantado pelas autoridades, o jovem curtiu as comemorações de São João na região central do município e, ao término da noite, deixou o evento na companhia de um parente. Os dois se deslocaram até um imóvel nas proximidades para guardar um veículo e, ao saírem do local a pé para seguir por uma rua adjacente, foram surpreendidos por criminosos armados que estavam a bordo de um carro. Os ocupantes do automóvel efetuaram diversos disparos contra as vítimas. No momento do ataque, Maxciel correu na tentativa desesperada de fugir dos executores, mas acabou sendo alcançado, caindo ao solo e morrendo no local antes de receber qualquer tipo de socorro médico. O familiar que o acompanhava não foi atingido e saiu ileso do atentado.

Relatos de parentes aos investigadores confirmaram que o jovem estava morando há cerca de dois anos em solo paulista por motivos profissionais e tinha planejado a viagem para Santo Estevão justamente para rever os amigos e desfrutar do recesso junino. O corpo de Maxciel Gomes Estrela foi devidamente recolhido pelas equipes periciais e encaminhado para a sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde passará pelos exames legais de necropsia. O homicídio qualificado já começou a ser investigado pela Delegacia Territorial de Santo Estevão, que trabalha ativamente para coletar pistas, mapear câmeras e identificar tanto a autoria quanto a real motivação por trás do assassinato.

Servidora municipal de 22 anos é assassinada dentro de casa no interior da Bahia; suspeito foi preso

Uma jovem de 22 anos, identificada como Regiane Pereira de Lacerda, foi encontrada morta com marcas de tiros no interior de sua própria residência, localizada na zona rural do município de Campo Alegre de Lourdes, na região do Vale do São Francisco. O crime de grande repercussão aconteceu na última sexta-feira (19) e mobilizou as forças de segurança locais, resultando na prisão em flagrante de um homem de 39 anos, apontado pelas autoridades como o principal suspeito de cometer o homicídio.

Equipes operacionais da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas de imediato para atender a ocorrência no imóvel. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que a vítima apresentava ferimentos graves causados por disparos de arma de fogo. Regiane ainda chegou a receber os primeiros socorros e foi transferida às pressas para uma unidade de saúde da região, porém, devido à gravidade das perfurações, ela não resistiu e evoluiu para o óbito pouco tempo depois de dar entrada no hospital.

Durante as diligências táticas realizadas no perímetro do crime, os policiais militares conseguiram interceptar o suspeito. Com ele, os agentes apreenderam uma pistola da marca Taurus, calibre 9mm, que passará por exames periciais para constatar se foi a arma utilizada no atentado. O homem recebeu voz de prisão, foi conduzido para a delegacia territorial e continua custodiado em uma unidade prisional, permanecendo à disposição do Poder Judiciário para as audiências legais.

A morte prematura da jovem causou profunda comoção entre os moradores do município baiano. Em nota oficial divulgada em suas plataformas digitais, a Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), manifestou profundo pesar e lamentou a perda da cidadã. Regiane atuava profissionalmente na rede pública como servidora na Creche Eugenelino Dias. Na publicação institucional, a pasta ressaltou que, neste momento de imensa dor, todos que integram a secretaria se unem em sólida corrente de solidariedade para desejar conforto espiritual, paz e força aos familiares e amigos enlutados. As investigações sobre a motivação do crime prosseguem sob a responsabilidade da Polícia Civil.

Jovem morre atropelado após pegar "ponga" em carreta no centro de Jaguaquara

Um trágico acidente automobilístico resultou na morte de um jovem na noite de segunda-feira (22), na Rua Avelar, localizada no Centro de Jaguaquara, município situado na região do Vale do Jiquiriçá. A vítima foi identificada como Geovane, popularmente conhecido na localidade pelo apelido de “Zoi de Jia”. De acordo com as informações iniciais sobre o caso, o jovem teria se agarrado à parte traseira de uma carreta que trafegava pelo perímetro urbano em direção à rodovia BR-420, prática perigosa conhecida popularmente como "ponga". Durante o deslocamento, ele acabou perdendo o equilíbrio, despencou do veículo de grande porte e foi atropelado logo em seguida.

Conforme os relatos de testemunhas, o condutor da carreta seguiu viagem e não parou o veículo após o incidente. Uma guarnição da 3ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada de imediato, deslocando-se até o ponto central para controlar o fluxo do trânsito e isolar o perímetro, garantindo a preservação da área até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié. Morador do bairro São João Batista, Geovane enfrentava problemas de saúde mental e acumulava passagens anteriores pelo histórico policial.

Horas após a fatalidade, registros de câmeras de segurança instaladas no comércio local começaram a circular de forma intensa nas redes sociais. As imagens do circuito de monitoramento flagram o momento exato em que o jovem aproveita a redução de velocidade do veículo pesado ao passar por um redutor físico para subir na estrutura. Na sequência das gravações, é possível ver quando ele é atingido diretamente pela roda traseira da própria carreta, caindo desacordado no solo asfáltico, onde, por muito pouco, não acabou sendo atropelado também por um automóvel de passeio que trafegava logo atrás. O corpo do jovem foi recolhido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié para exames de necropsia, enquanto as circunstâncias e responsabilidades do acidente seguem sob investigação da Polícia Civil.

Sistema de reconhecimento facial da SSP-BA já localizou 31 foragidos da Justiça no São João

A tecnologia de monitoramento digital aplicada à segurança pública alcançou um novo patamar de eficiência na Bahia, elevando para 31 o número de criminosos foragidos capturados durante as ações integradas da Operação São João 2026. O balanço estatístico parcial, divulgado oficialmente pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), contabiliza as interceptações e prisões interestaduais efetuadas pelas patrulhas de campo até a madrugada desta terça-feira (23), abrangendo diversos municípios baianos que sediam os tradicionais festejos juninos neste período.

No grupo de indivíduos identificados e retirados de circulação dos circuitos oficiais, constam infratores procurados pelo Poder Judiciário em razão do envolvimento em crimes de extrema gravidade, como homicídio qualificado, roubo, porte ilegal de arma de fogo e estupro de vulnerável. Além dos envolvidos em delitos violentos, o cerco eletrônico também resultou na detenção de alvos que possuíam mandados de prisão em aberto decorrentes de processos por inadimplência e dívidas ligadas ao não pagamento de pensão alimentícia.

A localização precisa dos procurados foi viabilizada pelo moderno sistema de videomonitoramento inteligente e analítico operado diretamente pelas agências de inteligência da pasta de segurança. O mecanismo funciona em tempo real e, ao detectar um rosto com compatibilidade nas bases de dados criminais e mandados pendentes, emite um sinal de alerta instantâneo com a localização exata para as equipes policiais que realizam o patrulhamento ostensivo nas proximidades, viabilizando a abordagem tática imediata e a confirmação formal da identidade do suspeito.

Homem é assassinado a tiros por dupla em motocicleta na tarde desta terça-feira em Jequié

Um homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira (23), no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, acendendo o alerta para os índices de violência na localidade. A vítima, identificada preliminarmente pelo prenome Diego, foi executada a tiros em via pública por dois homens que utilizavam uma motocicleta para cometer o crime. De acordo com as informações iniciais colhidas pelas forças de segurança, os criminosos se aproximaram estrategicamente da vítima e, sem dar chances de defesa, efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Logo após a ação rápida e violenta, a dupla fugiu tomando rumo ignorado e, até o momento, nenhum suspeito foi localizado ou preso.

Devido à gravidade das perfurações sofridas na região do ataque, Diego não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado ainda no local do crime, antes mesmo da chegada de qualquer unidade de socorro médico de emergência. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionadas de imediato e isolaram a área para preservar as evidências. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no perímetro para realizar os levantamentos periciais de praxe e, em seguida, providenciaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde passará por exames de necropsia.

A autoria e a real motivação do assassinato já começaram a ser investigadas pela Delegacia Territorial da Polícia Civil local, que busca por testemunhas e possíveis imagens de câmeras de monitoramento instaladas nos arredores que possam ajudar a identificar o veículo e os executores. Este trágico episódio acentua a preocupação da comunidade com a segurança pública regional, uma vez que representa o segundo homicídio registrado no município em um curto intervalo de apenas três dias.

Profissionais da limpeza urbana e garis retomam serviços de coleta domiciliar de lixo em Itabuna

A coleta domiciliar de lixo doméstico em Itabuna foi retomada em 100% na manhã desta terça-feira, dia 23, pelas equipes de concessionária Biosanear com o suporte de sete caminhões-compactadores, depois da paralisação nacional de um dia. A informação foi dada pela coordenadora-geral Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação e outros no Estado da Bahia (SINDILIMP-BA), Ana Angélica Rabello Oliveira Santos.

A dirigente sindical se reuniu com sua base em Itabuna e negociou com a direção da concessionária Biosanear, tendo definido a suspensão da greve da categoria que participa da paralisação nacional dos garis e profissionais de limpeza urbana para pressionar o Senado Federal a votar o Projeto de Lei nº 4.146/2020, que institui um piso salarial nacional, aposentadoria especial e o reconhecimento de atividade insalubre.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Lázaro Alcântara, declarou que os profissionais sindicalizados ao SINDILIMP-BA se comprometeram a voltar ao serviço de coleta de resíduos nos três turnos (manhã, tarde e noite), tendo sido suspensa apenas a varrição, que voltará com força total na quinta-feira, dia 25.

Nesta quarta-feira, dia 24, São João, não haverá coleta de resíduos. Por isso, a orientação é que as pessoas guardem os sacos acondicionadores de lixo bem fechados dentro de casa e somente coloque na porta de casa horas antes da passagem do caminhão-compactador para que a cidade permaneça limpa e os resíduos longe da ação de animais.


Ronny Seresteiro viraliza após cantar para duas pessoas no São João de Ubaitaba e declara: "Para mim, tinha milhões"

Um vídeo que registra a apresentação do cantor Ronny Seresteiro para um público de apenas duas pessoas durante os festejos juninos de Ubaitaba, no sul da Bahia, ganhou grande repercussão e viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Apesar do cenário incomum e dos comentários na internet, o artista encarou o episódio com extrema tranquilidade e maturidade profissional, fazendo questão de destacar que subiu ao palco e conduziu o show com a mesma entrega, energia e respeito que demonstraria caso estivesse diante de uma multidão em uma grande plateia.

O show em questão foi realizado na última quinta-feira (18), marcando a abertura oficial do São João do município baiano. No registro audiovisual que passou a circular intensamente no ambiente virtual, é possível notar a vasta área em frente à estrutura do palco ocupada exclusivamente por duas mulheres. Logo após as imagens ganharem as redes, boatos locais sugeriram que as únicas espectadoras presentes na arena seriam a mãe e a tia do próprio cantor, versão que foi prontamente desmentida por Ronny, o qual esclareceu que a dupla era formada por amigas e fãs de seu trabalho que se deslocaram até o circuito para prestigiar sua performance.

Em um depoimento em vídeo enviado à TV Santa Cruz, emissora afiliada da TV Bahia na região sul do estado, Ronny Seresteiro pontuou que o fator primordial para a baixa presença de público foi o horário programado para o início de sua apresentação. O músico começou a cantar por volta das 20h, momento em que, segundo sua percepção da rotina local, uma parcela significativa dos moradores de Ubaitaba ainda cumpria expediente de trabalho, finalizava as atividades no comércio ou estava em suas residências se arrumando para se deslocar até o evento mais tarde.

O artista ressaltou ainda que a montagem e a definição da grade de horários da programação junina são de responsabilidade exclusiva dos contratantes e organizadores, cabendo aos músicos o cumprimento rigoroso dos acordos firmados. Além das duas fãs que dançavam coladas à grade do palco, Ronny revelou que o show também foi acompanhado pelos barraqueiros que trabalhavam nas imediações do circuito e por uma moradora que assistia a tudo da sacada de sua casa, dançando e ajudando a animar o ambiente. Dividindo sua rotina entre a música há mais de 15 anos e o cargo de agente comunitário de saúde, função que desempenha há 28 anos, o seresteiro reafirmou que sua paixão pela arte é movida pelo amor e que o valor de um espetáculo nunca será medido pela quantidade de pessoas presentes na plateia.

Morre no Hospital Costa do Cacau o taxista Carioca, vítima de grave acidente na BA-262

O taxista Márcio Luiz Rocha de Oliveira, de 52 anos, popularmente conhecido pelo apelido de Carioca, faleceu na noite desta segunda-feira (22) no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. O profissional da mobilidade urbana não resistiu às complicações decorrentes de um grave acidente automobilístico no qual se envolveu no primeiro semestre deste ano, deixando a comunidade local e a categoria de taxistas em profundo luto.

A colisão violenta contra um carro de passeio aconteceu na noite do dia 23 de abril, na rodovia BA-262, no trecho que interliga o distrito de São José ao bairro Novo Ilhéus. Na ocasião do sinistro, Carioca sofreu uma grave hemorragia interna devido ao forte impacto e precisou ser socorrido às pressas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhado diretamente para o centro cirúrgico da unidade hospitalar regional.

O motorista enfrentou uma longa e delicada batalha pela vida, chegando a permanecer internado por um extenso período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Após apresentar uma estabilização inicial, ele havia sido transferido para a ala de enfermaria para dar continuidade ao tratamento físico, mas o seu quadro clínico sofreu uma severa e repentina piora nas últimas horas, evoluindo para o óbito.

Carioca atuava profissionalmente na Praça 15, ponto localizado no Terminal Rodoviário de Ilhéus, onde construiu uma trajetória marcada pelo carisma. Entre os colegas de profissão e clientes cotidianos, ele era amplamente reconhecido por seu temperamento alegre, prestativo e por ser uma figura muito querida por todos que conviviam ao seu redor. Os familiares do taxista cuidam dos trâmites burocráticos necessários para a definição do local do velório e do sepultamento, momentos em que parentes e amigos poderão prestar as últimas homenagens e se despedir do profissional.

Empresário do comércio varejista é preso em flagrante pela PF com R$ 700 mil em Porto Seguro

Um comerciante de 47 anos foi preso em flagrante por suspeita de envolvimento no crime de lavagem de dinheiro durante uma ação estratégica da Polícia Federal, realizada nesta segunda-feira (22), no município de Porto Seguro, na região da Costa do Descobrimento. No decorrer da abordagem policial, os agentes federais conseguiram apreender a expressiva quantia de aproximadamente R$ 700 mil em dinheiro vivo, montante que estava em posse do investigado e foi recolhido para os procedimentos legais.

O suspeito foi formalmente identificado pelas autoridades como Romildo de Jesus Magalhães, empresário que atua no setor do comércio varejista na cidade turística. De acordo com os relatórios detalhados da investigação, todo o valor financeiro apreendido pelas equipes da Polícia Federal havia sido sacado de uma agência bancária pouco antes de o comerciante ser interceptado pelos policiais na operação de campo.

Segundo os dados divulgados pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), a volumosa quantia em espécie apresenta total compatibilidade com movimentações e operações financeiras atípicas que já vinham sendo monitoradas de perto pelas agências de inteligência das autoridades de segurança. A suspeita é de que os valores fizessem parte de uma estrutura de ocultação e dissimulação de capitais na região do extremo sul baiano.

Após receber a voz de prisão no local da abordagem, Romildo de Jesus Magalhães foi imediatamente encaminhado e apresentado na Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro. Na unidade policial, ele foi autuado em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro e permaneceu custodiado à disposição da Justiça. As investigações sobre o caso prosseguem com o objetivo de esclarecer em definitivo a real origem e o destino final dos recursos apreendidos, além de mapear e identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Dois acidentes envolvendo carros e motocicletas são registrados na noite desta segunda-feira em Itabuna

O trânsito no perímetro urbano de Itabuna registrou duas colisões automobilísticas envolvendo carros de passeio e motocicletas na noite desta segunda-feira (22), por volta das 20h. Os dois acidentes aconteceram em um curto intervalo de tempo e mobilizaram a atenção de pedestres e condutores que trafegavam pelas localidades afetadas, evidenciando os riscos cotidianos enfrentados por profissionais do serviço de entrega sobre duas rodas.

A primeira ocorrência foi registrada no bairro São Caetano, no momento em que um motoboy que transitava pela Rua Castro Alves acabou colidindo contra um automóvel de passeio que trafegava pela Rua São José. Poucos minutos após o primeiro impacto, o segundo acidente da noite mobilizou moradores do bairro Banco Raso, onde outra colisão com a mesma dinâmica foi contabilizada, envolvendo um segundo entregador motociclista e outro carro de passeio.

Apesar do susto e dos danos materiais gerados com a força dos impactos em ambos os bairros, os dois motociclistas não sofreram ferimentos de gravidade. Devido ao estado de saúde estável e à ausência de lesões significativas, nenhum dos profissionais necessitou de atendimento médico de emergência ou de encaminhamento hospitalar por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que sequer precisou ser acionado para os locais.

Atropelamento de cadela na Praça da Igreja gera revolta e mobilização nas redes sociais em Ibicaraí

Imagens capturadas por câmeras de segurança registraram o exato momento em que uma cadela foi atropelada na Praça da Igreja, nas imediações da Travessa Santa Helena, no município de Ibicaraí. O episódio trágico ocorreu por volta das 20h da última sexta-feira e provocou um sentimento de profunda revolta entre os moradores da localidade, ganhando rapidamente uma grande repercussão e engajamento nas plataformas digitais da região.

De acordo com os relatos sobre a dinâmica do ocorrido, um primeiro veículo que trafegava pelo trecho percebeu a presença do animal deitado na pista e conseguiu desviar a tempo de evitar o impacto. Momentos depois, um segundo automóvel passou pelo mesmo local e acabou atingindo a cadela diretamente com uma das rodas. Testemunhas presenciais que acompanharam a cena afirmaram categoricamente que o condutor do automóvel continuou o trajeto e deixou o local imediatamente, sem parar em nenhum momento para prestar o devido socorro ao bicho ferido.

Indignado e consternado com a situação de maus-tratos, o tutor do animal procurou as autoridades policiais para registrar um boletim de ocorrência na delegacia local. Conforme as declarações dadas pelo proprietário, moradores da área repassaram informações indicando que o veículo envolvido no atropelamento pertence a um homem que reside na cidade vizinha de Itabuna.

Diante do silêncio do motorista, amigos e familiares do tutor iniciaram uma intensa campanha de mobilização virtual nas redes sociais em busca da identificação do condutor responsável, utilizando de forma massiva a hashtag #JustiçaPorLesse. O objetivo central dos internautas e defensores da causa animal é fazer com que o motorista seja formalmente localizado pelas forças de segurança e responda judicialmente pelo ato de omissão e atropelamento. O caso segue sob investigação e a expectativa da comunidade é que o circuito de imagens das câmeras auxilie na identificação clara da placa do veículo.

Tecnologia de reconhecimento facial já localizou 19 foragidos da Justiça no São João da Bahia

A tecnologia de reconhecimento facial operada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já resultou na captura de 19 criminosos foragidos da Justiça durante as ações da Operação São João 2026. O balanço estatístico parcial foi divulgado oficialmente na madrugada deste domingo (21), consolidando o uso estratégico de recursos tecnológicos de ponta como um dos principais aliados das forças policiais no monitoramento e na preservação da ordem pública durante as tradicionais festas juninas em todo o território baiano.

As prisões decorrentes dos alertas do sistema foram registradas na capital, Salvador, e também em municípios distribuídos por diferentes regiões do interior do estado, englobando as cidades de Vitória da Conquista, Gandu, Barra, Glória, Cardeal da Silva, Itororó, São Domingos, Campo Formoso, Serrolândia e Teofilândia. No grupo de indivíduos interceptados pelas patrulhas de campo após a identificação digital, constam criminosos procurados por delitos de alta gravidade, como homicídio e roubo qualificado, além de cidadãos que possuíam mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça em razão do não pagamento de pensão alimentícia.

Segundo as diretrizes técnicas detalhadas pela SSP-BA, o Sistema de Reconhecimento Facial permitiu a identificação automatizada e precisa dos foragidos ao cruzarem os portais e áreas monitoradas por câmeras de segurança. Essa triagem eletrônica em tempo real contribuiu diretamente para impedir que indivíduos com pendências judiciais graves circulassem livremente nos circuitos oficiais dos eventos, que reúnem anualmente milhares de cidadãos baianos e turistas de diversas partes do país e do mundo durante o período de comemorações.

Mistura obrigatória de etanol na gasolina subirá para 32% a partir desta quarta-feira

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina comercializada no país sofrerá um reajuste, passando dos atuais 30% para 32% a partir desta quarta-feira (24). A nova diretriz está inserida dentro das ações governamentais de fomento e incentivo ao uso de biocombustíveis na matriz de transporte nacional. Para que passe a vigorar plenamente de forma legal, a aplicação da medida ainda necessita da formalização oficial por parte do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De acordo com as projeções apresentadas por Alckmin, a alteração no percentual da mistura possui um potencial direto para contribuir com a redução do preço final da gasolina cobrado do consumidor nos postos de combustíveis, além de atuar como um mecanismo importante para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para o setor sucroenergético, a decisão é vista de forma estratégica, uma vez que deve estimular significativamente a produção interna de etanol, ampliando de maneira robusta a demanda pelo combustível renovável e abrindo espaço para atração de novos investimentos privados na cadeia produtiva.

Pé de servidor que amputou o próprio membro para tentar receber R$ 1,5 milhão em seguro é encontrado dentro de mochila

O pé esquerdo de um servidor público condenado por tentar fraudar companhias de seguro foi localizado pelas autoridades dentro da própria mochila dele, a uma distância de aproximadamente 350 metros do ponto exato onde ele havia recebido os primeiros atendimentos médicos, na zona rural do município de São Gonçalo dos Campos. O funcionário público é acusado formalmente de ter amputado o próprio membro inferior com o objetivo de simular que havia sido vítima de um crime violento, arquitetando o plano para tentar receber uma indenização securitária milionária estipulada em R$ 1,5 milhão.

O homem, que é lotado no quadro de funcionários do município de Amélia Rodrigues, localizado na região do Recôncavo baiano, foi sentenciado pelo Poder Judiciário a cumprir 720 horas de prestação de serviços direcionados à comunidade, além de ter sido obrigado a pagar o valor de R$ 7.590 a título de prestação pecuniária. O episódio, que ganhou repercussão nacional diante dos detalhes impressionantes, ocorreu originalmente em julho de 2019 e chamou a atenção dos investigadores pela frieza e a forma bizarra como a tentativa de fraude financeira teria sido planejada e executada pelo próprio envolvido.

Na época do ocorrido, o servidor público deu entrada de emergência em uma unidade hospitalar da região alegando de forma veemente que tinha sido vítima de um suposto assalto seguido de sequestro relâmpago. De acordo com a versão inicial apresentada por ele aos plantonistas e policiais, dois homens armados a bordo de um carro de cor preta o teriam rendido em via pública, vendado seus olhos, amarrado seus braços e o transportado à força até uma estrada de terra isolada, local onde teriam decepado seu pé esquerdo. Para encorpar o falso relato, ele também afirmou em depoimento que os criminosos haviam roubado a quantia de R$ 2 mil em espécie, seu aparelho celular e seu relógio de pulso.

A narrativa fantasiosa, contudo, começou a ser desmantelada e fortemente contestada pela Polícia Civil ainda durante a realização dos primeiros levantamentos de campo e perícias técnicas. As desconfianças se confirmaram quando os agentes localizaram o pé amputado guardado no interior da mochila de uso pessoal do servidor, escondido justamente ao lado de todos os pertences que ele havia listado como roubados no boletim de ocorrência, tais como o telefone celular e o relógio.

As investigações minuciosas conduzidas pelas autoridades policiais apontaram de forma categórica que não existia nenhum vestígio da participação de terceiras pessoas no incidente e nem qualquer indício da existência dos assaltantes descritos pela vítima. Para a polícia, restou comprovado que o servidor forjou todo o cenário de horror motivado exclusivamente pela ambição de acionar as apólices de seguro para abocanhar a indenização milionária. O caso teve seu desfecho definitivo na Justiça baiana com a condenação criminal do servidor, que agora deverá cumprir as penas alternativas estabelecidas pela decisão judicial.

Força-tarefa apreende quase R$ 100 mil em espécie durante ofensiva contra facção em Ubaitaba

Uma expressiva quantia em dinheiro foi apreendida por forças de segurança pública na manhã da última sexta-feira (19), no município de Ubaitaba, no sul da Bahia. A apreensão ocorreu no âmbito da Operação Três Coqueiros, uma megaofensiva que mobilizou uma força-tarefa composta pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal. Ao todo, os agentes encontraram R$ 99 mil em espécie que, de acordo com as investigações policiais em curso, possui forte suspeita de ser oriundo diretamente de atividades ligadas ao tráfico de entorpecentes na região.

A operação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e teve como principal finalidade o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Os alvos da ação são indivíduos investigados por integrar uma organização criminosa de alta periculosidade, com envolvimento em crimes como tráfico de drogas, execução de homicídios e o comércio ilegal de armas de fogo de diversos calibres.

Os relatórios de inteligência que embasaram as ordens judiciais apontam que o grupo criminoso operava por meio de uma estrutura fortemente organizada e hierarquizada, com ramificações vinculadas a uma facção que já possui atuação consolidada em várias cidades baianas. Dentro do organograma do bando, os investigados exerciam funções bem delimitadas e específicas, que incluíam desde a coordenação logística do tráfico de entorpecentes e a aquisição e distribuição de armamentos até a administração financeira dos lucros ilícitos e o planejamento tático de ações violentas, utilizadas para assegurar o domínio territorial e confrontar grupos rivais.

Carro tomba na Avenida Manoel Chaves após colidir com veículo estacionado em Itabuna

Um acidente automobilístico foi registrado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (22), por volta das 6h, na Avenida Manoel Chaves, localizada no bairro Jaçanã, em Itabuna. Uma mulher que conduzia um veículo modelo Fiat Palio perdeu o controle da direção e colidiu violentamente contra outro carro que se encontrava devidamente estacionado ao longo da via pública.

Com a força do impacto mecânico, o Palio acabou tombando na pista e ficou com as quatro rodas para cima. De acordo com informações preliminares colhidas extraoficialmente no local do acidente, a motorista, que tem idade estimada entre 25 e 30 anos, viajava acompanhada de sua filha, uma criança de aproximadamente 10 anos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada imediatamente, realizou os primeiros procedimentos de socorro ainda na avenida e, em seguida, encaminhou mãe e filha para uma unidade hospitalar do município.

Vídeo:

Relatos de uma testemunha que estava presente no momento dos desdobramentos indicam que a condutora é moradora de Itabuna, mas havia iniciado a viagem na cidade de Pau Brasil com destino à cidade de Itabuna antes de o sinistro acontecer. Até o fechamento desta matéria, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o estado de saúde e a gravidade das lesões das duas vítimas.

Agora somos + de 300 mil seguidores no Instagram


Faça parte também, clica aqui e comece a seguir o Blog Verdinho Itabuna no Instagram

PM apreende cerca de 7 kg de maconha em imóvel abandonado no bairro Califórnia em Itabuna

Policiais militares do 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram mais uma importante apreensão de entorpecentes em Itabuna, desferindo um novo golpe contra a logística do crime organizado que atua no município. A ação tática, que resultou na apreensão de aproximadamente sete quilos de maconha, foi registrada na última sexta-feira (19) no bairro Califórnia, um dos pontos monitorados pelas forças de segurança da cidade. O flagrante ocorreu durante o desdobramento da Operação de Combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que visa intensificar o policiamento ostensivo e reduzir os índices de criminalidade em localidades estratégicas.

O material ilícito foi localizado pelas equipes após diligências minuciosas e incursões a pé por guarnições da Polícia Militar na região conhecida popularmente como Alto do Cuscuz. Com base em levantamentos de inteligência e rondas preventivas na comunidade, os policiais decidiram averiguar uma estrutura de construção abandonada que vinha sendo utilizada de forma suspeita. Ao realizarem a varredura no perímetro do imóvel, os agentes encontraram a droga cuidadosamente acondicionada em tabletes prensados e em porções menores prontas para a comercialização, escondida debaixo de entulhos e restos de materiais de reforma no interior da propriedade.

Apesar do cerco montado pelas guarnições nos arredores do Alto do Cuscuz logo após a localização do material, nenhum suspeito de ser o proprietário ou o responsável pela guarda da carga foi localizado no momento da abordagem. Toda a quantidade de maconha localizada foi recolhida e encaminhada diretamente para a Delegacia Territorial da Polícia Civil em Itabuna, onde foi formalizada a apresentação da ocorrência. O material passará por perícia técnica e um inquérito policial foi instaurado para investigar a origem da droga e identificar os integrantes da facção criminosa responsável pelo armazenamento dos entorpecentes naquela área.

GLV Sonorização: Potência e Qualidade para o Seu Evento!

Se você está procurando som de qualidade para animar seu evento, a GLV Sonorização tem a solução ideal. Com aluguel de caixas de som profissionais de alta potência, seu aniversário, confraternização, bar, evento familiar ou reunião terá muito mais qualidade e diversão.

As modernas caixas de som de 3.000 watts garantem áudio potente e de excelente desempenho, proporcionando uma experiência sonora de alto nível para qualquer ocasião.

Além da conexão via Bluetooth, os equipamentos também permitem a ligação de microfones, teclados e outros instrumentos musicais, oferecendo ainda mais versatilidade para apresentações ao vivo, karaokês, palestras e eventos diversos.

💰 Valor promocional:

✅ Caixa de som de 3.000 watts

✅ Até 6 horas de utilização

✅ Apenas R$ 200,00

Faça já a sua reserva e garanta um som de qualidade para o seu evento.

📱 Contato WhatsApp: (73) 9.8195-5975

GLV Sonorização – Potência, qualidade e o melhor som para o seu evento! 🎶🔊

Mãe e filha de 13 anos são assassinadas a tiros dentro de residência

Um duplo homicídio brutal chocou e causou profunda indignação entre os moradores do município de Timbaúba, localizado no interior de Pernambuco, na madrugada do último sábado (20). Uma mulher de 30 anos e sua filha adolescente, de apenas 13 anos, foram executadas a tiros dentro da própria residência onde moravam, após o imóvel ser invadido por criminosos. As vítimas foram formalmente identificadas pelas autoridades locais como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, carinhosamente conhecida na comunidade pelo apelido de “Vick”.

De acordo com as informações fornecidas pela Polícia Militar, testemunhas e vizinhos relataram ter ouvido uma sequência de diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30 da madrugada. Temendo pela própria segurança diante da gravidade dos barulhos, nenhum morador deixou suas casas ou tentou averiguar a situação naquele momento. Foi somente ao amanhecer que os vizinhos notaram sinais explícitos de arrombamento no portão principal do imóvel das vítimas e, diante da suspeita de uma tragédia, resolveram acionar imediatamente as forças policiais através do telefone de emergência.

Ao entrarem no local indicado, os agentes policiais se depararam com uma cena desoladora e encontraram mãe e filha já sem sinais vitais em um dos quartos da residência, ambas apresentando múltiplas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. Durante os trabalhos de levantamento técnico na cena do crime, os peritos criminais recolheram diversas cápsulas de munição deflagradas espalhadas tanto no chão do interior do quarto quanto na área externa da propriedade, elementos que devem passar por análise balística detalhada.

MODA E ESTILO: Léo Umbigo Store apresenta a aguardada Nova Coleção com variedade e exclusividade

Se você está em busca de renovar o guarda-roupa com o que há de mais moderno e sofisticado, a espera acabou. A Léo Umbigo Store, carinhosamente conhecida como a "Grandona" da região, acaba de lançar sua nova coleção, consolidando-se como a principal referência em estilo e qualidade. Com uma proposta que transita com perfeição do estilo casual ao streetway, a loja oferece opções que atendem do feminino ao plus size, reafirmando o compromisso de que a moda deve ser inclusiva, versátil e, acima de tudo, acessível.

O grande diferencial da Léo Umbigo vai além das peças exclusivas pensadas para realçar a beleza e o conforto de cada cliente. A loja conta com a melhor estrutura física da cidade, proporcionando uma experiência de compra diferenciada em um ambiente acolhedor e moderno. Seja para um visual despojado do dia a dia ou para uma produção mais estilosa de verão, as peças foram cuidadosamente selecionadas para garantir que você esteja sempre à frente das tendências.

Para quem não quer perder nenhum lançamento, a marca mantém uma presença ativa no Instagram através do perfil @leo_umbigo_storee, onde é possível acompanhar promoções exclusivas e as novidades que chegam diariamente às araras. Além disso, o atendimento personalizado via WhatsApp facilita a escolha e garante que você encontre exatamente o que procura sem sair de casa.

Não deixe para depois a chance de garantir o seu look para a temporada. Visite uma das duas unidades estrategicamente localizadas e confira de perto por que a nova coleção da Grandona já é o assunto do momento:

  • Unidade São Caetano: Avenida Princesa Isabel, Nº 214 | WhatsApp: (73) 99187-3737
  • Unidade Califórnia: Rua Barão do Rio Branco, Nº 123 | WhatsApp: (73) 99120-0955

Neste verão, não tem erro: o seu look está na Léo Umbigo Store. Estilo, conforto e a confiança que só a Grandona oferece!

domingo, 21 de junho de 2026

Governador Jerônimo Rodrigues sanciona lei que muda regras de promoção e abre 810 vagas para militares na Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sancionou a Lei nº 15.172, que altera significativamente as regras de promoção na carreira de policiais e bombeiros militares em todo o estado. O anúncio oficial da sanção foi realizado pelo chefe do Executivo baiano durante uma solenidade de formatura de novos soldados da Polícia Militar, ocorrida na última sexta-feira (19), na capital Salvador. A nova legislação, que já foi devidamente publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), prevê de imediato a abertura de 810 vagas destinadas a promoções por condições especiais em diferentes patentes de ambas as corporações. O projeto de lei havia sido aprovado previamente e por unanimidade pelos deputados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A principal mudança estabelecida pela nova legislação determina que as promoções por condições especiais passem a ocorrer de forma regular uma vez por ano, modificando diretamente os critérios de progressão e o fluxo de carreira das forças de segurança do estado. Entre as alterações mais impactantes está a redução do tempo máximo que um oficial militar pode permanecer nas duas últimas patentes antes da aposentadoria. Com as novas diretrizes, o limite de permanência para o posto de tenente-coronel cai de nove para sete anos, enquanto o período máximo permitido para a patente de coronel foi reduzido de seis para cinco anos. A lei também atualiza os mecanismos que regem a passagem dos profissionais para a reserva remunerada.

Para organizar o preenchimento das vagas, o texto jurídico define critérios claros que serão utilizados na classificação e seleção dos candidatos aptos a ascender na hierarquia militar. A avaliação levará em conta fatores técnicos como a antiguidade do profissional no posto ou graduação atual, o tempo total de serviço militar prestado ao estado e a idade do candidato. Todo esse processo de análise e seleção ficará sob a estrita responsabilidade de uma Comissão de Promoções interna, que terá a função de mapear e avaliar individualmente cada militar elegível.