segunda-feira, 22 de junho de 2026

Pé de servidor que amputou o próprio membro para tentar receber R$ 1,5 milhão em seguro é encontrado dentro de mochila

O pé esquerdo de um servidor público condenado por tentar fraudar companhias de seguro foi localizado pelas autoridades dentro da própria mochila dele, a uma distância de aproximadamente 350 metros do ponto exato onde ele havia recebido os primeiros atendimentos médicos, na zona rural do município de São Gonçalo dos Campos. O funcionário público é acusado formalmente de ter amputado o próprio membro inferior com o objetivo de simular que havia sido vítima de um crime violento, arquitetando o plano para tentar receber uma indenização securitária milionária estipulada em R$ 1,5 milhão.

O homem, que é lotado no quadro de funcionários do município de Amélia Rodrigues, localizado na região do Recôncavo baiano, foi sentenciado pelo Poder Judiciário a cumprir 720 horas de prestação de serviços direcionados à comunidade, além de ter sido obrigado a pagar o valor de R$ 7.590 a título de prestação pecuniária. O episódio, que ganhou repercussão nacional diante dos detalhes impressionantes, ocorreu originalmente em julho de 2019 e chamou a atenção dos investigadores pela frieza e a forma bizarra como a tentativa de fraude financeira teria sido planejada e executada pelo próprio envolvido.

Na época do ocorrido, o servidor público deu entrada de emergência em uma unidade hospitalar da região alegando de forma veemente que tinha sido vítima de um suposto assalto seguido de sequestro relâmpago. De acordo com a versão inicial apresentada por ele aos plantonistas e policiais, dois homens armados a bordo de um carro de cor preta o teriam rendido em via pública, vendado seus olhos, amarrado seus braços e o transportado à força até uma estrada de terra isolada, local onde teriam decepado seu pé esquerdo. Para encorpar o falso relato, ele também afirmou em depoimento que os criminosos haviam roubado a quantia de R$ 2 mil em espécie, seu aparelho celular e seu relógio de pulso.

A narrativa fantasiosa, contudo, começou a ser desmantelada e fortemente contestada pela Polícia Civil ainda durante a realização dos primeiros levantamentos de campo e perícias técnicas. As desconfianças se confirmaram quando os agentes localizaram o pé amputado guardado no interior da mochila de uso pessoal do servidor, escondido justamente ao lado de todos os pertences que ele havia listado como roubados no boletim de ocorrência, tais como o telefone celular e o relógio.

As investigações minuciosas conduzidas pelas autoridades policiais apontaram de forma categórica que não existia nenhum vestígio da participação de terceiras pessoas no incidente e nem qualquer indício da existência dos assaltantes descritos pela vítima. Para a polícia, restou comprovado que o servidor forjou todo o cenário de horror motivado exclusivamente pela ambição de acionar as apólices de seguro para abocanhar a indenização milionária. O caso teve seu desfecho definitivo na Justiça baiana com a condenação criminal do servidor, que agora deverá cumprir as penas alternativas estabelecidas pela decisão judicial.

Força-tarefa apreende quase R$ 100 mil em espécie durante ofensiva contra facção em Ubaitaba

Uma expressiva quantia em dinheiro foi apreendida por forças de segurança pública na manhã da última sexta-feira (19), no município de Ubaitaba, no sul da Bahia. A apreensão ocorreu no âmbito da Operação Três Coqueiros, uma megaofensiva que mobilizou uma força-tarefa composta pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal. Ao todo, os agentes encontraram R$ 99 mil em espécie que, de acordo com as investigações policiais em curso, possui forte suspeita de ser oriundo diretamente de atividades ligadas ao tráfico de entorpecentes na região.

A operação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e teve como principal finalidade o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Os alvos da ação são indivíduos investigados por integrar uma organização criminosa de alta periculosidade, com envolvimento em crimes como tráfico de drogas, execução de homicídios e o comércio ilegal de armas de fogo de diversos calibres.

Os relatórios de inteligência que embasaram as ordens judiciais apontam que o grupo criminoso operava por meio de uma estrutura fortemente organizada e hierarquizada, com ramificações vinculadas a uma facção que já possui atuação consolidada em várias cidades baianas. Dentro do organograma do bando, os investigados exerciam funções bem delimitadas e específicas, que incluíam desde a coordenação logística do tráfico de entorpecentes e a aquisição e distribuição de armamentos até a administração financeira dos lucros ilícitos e o planejamento tático de ações violentas, utilizadas para assegurar o domínio territorial e confrontar grupos rivais.

Carro tomba na Avenida Manoel Chaves após colidir com veículo estacionado em Itabuna

Um acidente automobilístico foi registrado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (22), por volta das 6h, na Avenida Manoel Chaves, localizada no bairro Jaçanã, em Itabuna. Uma mulher que conduzia um veículo modelo Fiat Palio perdeu o controle da direção e colidiu violentamente contra outro carro que se encontrava devidamente estacionado ao longo da via pública.

Com a força do impacto mecânico, o Palio acabou tombando na pista e ficou com as quatro rodas para cima. De acordo com informações preliminares colhidas extraoficialmente no local do acidente, a motorista, que tem idade estimada entre 25 e 30 anos, viajava acompanhada de sua filha, uma criança de aproximadamente 10 anos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada imediatamente, realizou os primeiros procedimentos de socorro ainda na avenida e, em seguida, encaminhou mãe e filha para uma unidade hospitalar do município.

Vídeo:

Relatos de uma testemunha que estava presente no momento dos desdobramentos indicam que a condutora é moradora de Itabuna, mas havia iniciado a viagem na cidade de Pau Brasil com destino à cidade de Itabuna antes de o sinistro acontecer. Até o fechamento desta matéria, não foram divulgados detalhes oficiais sobre o estado de saúde e a gravidade das lesões das duas vítimas.

Agora somos + de 300 mil seguidores no Instagram


Faça parte também, clica aqui e comece a seguir o Blog Verdinho Itabuna no Instagram

PM apreende cerca de 7 kg de maconha em imóvel abandonado no bairro Califórnia em Itabuna

Policiais militares do 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram mais uma importante apreensão de entorpecentes em Itabuna, desferindo um novo golpe contra a logística do crime organizado que atua no município. A ação tática, que resultou na apreensão de aproximadamente sete quilos de maconha, foi registrada na última sexta-feira (19) no bairro Califórnia, um dos pontos monitorados pelas forças de segurança da cidade. O flagrante ocorreu durante o desdobramento da Operação de Combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que visa intensificar o policiamento ostensivo e reduzir os índices de criminalidade em localidades estratégicas.

O material ilícito foi localizado pelas equipes após diligências minuciosas e incursões a pé por guarnições da Polícia Militar na região conhecida popularmente como Alto do Cuscuz. Com base em levantamentos de inteligência e rondas preventivas na comunidade, os policiais decidiram averiguar uma estrutura de construção abandonada que vinha sendo utilizada de forma suspeita. Ao realizarem a varredura no perímetro do imóvel, os agentes encontraram a droga cuidadosamente acondicionada em tabletes prensados e em porções menores prontas para a comercialização, escondida debaixo de entulhos e restos de materiais de reforma no interior da propriedade.

Apesar do cerco montado pelas guarnições nos arredores do Alto do Cuscuz logo após a localização do material, nenhum suspeito de ser o proprietário ou o responsável pela guarda da carga foi localizado no momento da abordagem. Toda a quantidade de maconha localizada foi recolhida e encaminhada diretamente para a Delegacia Territorial da Polícia Civil em Itabuna, onde foi formalizada a apresentação da ocorrência. O material passará por perícia técnica e um inquérito policial foi instaurado para investigar a origem da droga e identificar os integrantes da facção criminosa responsável pelo armazenamento dos entorpecentes naquela área.

GLV Sonorização: Potência e Qualidade para o Seu Evento!

Se você está procurando som de qualidade para animar seu evento, a GLV Sonorização tem a solução ideal. Com aluguel de caixas de som profissionais de alta potência, seu aniversário, confraternização, bar, evento familiar ou reunião terá muito mais qualidade e diversão.

As modernas caixas de som de 3.000 watts garantem áudio potente e de excelente desempenho, proporcionando uma experiência sonora de alto nível para qualquer ocasião.

Além da conexão via Bluetooth, os equipamentos também permitem a ligação de microfones, teclados e outros instrumentos musicais, oferecendo ainda mais versatilidade para apresentações ao vivo, karaokês, palestras e eventos diversos.

💰 Valor promocional:

✅ Caixa de som de 3.000 watts

✅ Até 6 horas de utilização

✅ Apenas R$ 200,00

Faça já a sua reserva e garanta um som de qualidade para o seu evento.

📱 Contato WhatsApp: (73) 9.8195-5975

GLV Sonorização – Potência, qualidade e o melhor som para o seu evento! 🎶🔊

Mãe e filha de 13 anos são assassinadas a tiros dentro de residência

Um duplo homicídio brutal chocou e causou profunda indignação entre os moradores do município de Timbaúba, localizado no interior de Pernambuco, na madrugada do último sábado (20). Uma mulher de 30 anos e sua filha adolescente, de apenas 13 anos, foram executadas a tiros dentro da própria residência onde moravam, após o imóvel ser invadido por criminosos. As vítimas foram formalmente identificadas pelas autoridades locais como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, carinhosamente conhecida na comunidade pelo apelido de “Vick”.

De acordo com as informações fornecidas pela Polícia Militar, testemunhas e vizinhos relataram ter ouvido uma sequência de diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30 da madrugada. Temendo pela própria segurança diante da gravidade dos barulhos, nenhum morador deixou suas casas ou tentou averiguar a situação naquele momento. Foi somente ao amanhecer que os vizinhos notaram sinais explícitos de arrombamento no portão principal do imóvel das vítimas e, diante da suspeita de uma tragédia, resolveram acionar imediatamente as forças policiais através do telefone de emergência.

Ao entrarem no local indicado, os agentes policiais se depararam com uma cena desoladora e encontraram mãe e filha já sem sinais vitais em um dos quartos da residência, ambas apresentando múltiplas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. Durante os trabalhos de levantamento técnico na cena do crime, os peritos criminais recolheram diversas cápsulas de munição deflagradas espalhadas tanto no chão do interior do quarto quanto na área externa da propriedade, elementos que devem passar por análise balística detalhada.

MODA E ESTILO: Léo Umbigo Store apresenta a aguardada Nova Coleção com variedade e exclusividade

Se você está em busca de renovar o guarda-roupa com o que há de mais moderno e sofisticado, a espera acabou. A Léo Umbigo Store, carinhosamente conhecida como a "Grandona" da região, acaba de lançar sua nova coleção, consolidando-se como a principal referência em estilo e qualidade. Com uma proposta que transita com perfeição do estilo casual ao streetway, a loja oferece opções que atendem do feminino ao plus size, reafirmando o compromisso de que a moda deve ser inclusiva, versátil e, acima de tudo, acessível.

O grande diferencial da Léo Umbigo vai além das peças exclusivas pensadas para realçar a beleza e o conforto de cada cliente. A loja conta com a melhor estrutura física da cidade, proporcionando uma experiência de compra diferenciada em um ambiente acolhedor e moderno. Seja para um visual despojado do dia a dia ou para uma produção mais estilosa de verão, as peças foram cuidadosamente selecionadas para garantir que você esteja sempre à frente das tendências.

Para quem não quer perder nenhum lançamento, a marca mantém uma presença ativa no Instagram através do perfil @leo_umbigo_storee, onde é possível acompanhar promoções exclusivas e as novidades que chegam diariamente às araras. Além disso, o atendimento personalizado via WhatsApp facilita a escolha e garante que você encontre exatamente o que procura sem sair de casa.

Não deixe para depois a chance de garantir o seu look para a temporada. Visite uma das duas unidades estrategicamente localizadas e confira de perto por que a nova coleção da Grandona já é o assunto do momento:

  • Unidade São Caetano: Avenida Princesa Isabel, Nº 214 | WhatsApp: (73) 99187-3737
  • Unidade Califórnia: Rua Barão do Rio Branco, Nº 123 | WhatsApp: (73) 99120-0955

Neste verão, não tem erro: o seu look está na Léo Umbigo Store. Estilo, conforto e a confiança que só a Grandona oferece!

domingo, 21 de junho de 2026

Governador Jerônimo Rodrigues sanciona lei que muda regras de promoção e abre 810 vagas para militares na Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sancionou a Lei nº 15.172, que altera significativamente as regras de promoção na carreira de policiais e bombeiros militares em todo o estado. O anúncio oficial da sanção foi realizado pelo chefe do Executivo baiano durante uma solenidade de formatura de novos soldados da Polícia Militar, ocorrida na última sexta-feira (19), na capital Salvador. A nova legislação, que já foi devidamente publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), prevê de imediato a abertura de 810 vagas destinadas a promoções por condições especiais em diferentes patentes de ambas as corporações. O projeto de lei havia sido aprovado previamente e por unanimidade pelos deputados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A principal mudança estabelecida pela nova legislação determina que as promoções por condições especiais passem a ocorrer de forma regular uma vez por ano, modificando diretamente os critérios de progressão e o fluxo de carreira das forças de segurança do estado. Entre as alterações mais impactantes está a redução do tempo máximo que um oficial militar pode permanecer nas duas últimas patentes antes da aposentadoria. Com as novas diretrizes, o limite de permanência para o posto de tenente-coronel cai de nove para sete anos, enquanto o período máximo permitido para a patente de coronel foi reduzido de seis para cinco anos. A lei também atualiza os mecanismos que regem a passagem dos profissionais para a reserva remunerada.

Para organizar o preenchimento das vagas, o texto jurídico define critérios claros que serão utilizados na classificação e seleção dos candidatos aptos a ascender na hierarquia militar. A avaliação levará em conta fatores técnicos como a antiguidade do profissional no posto ou graduação atual, o tempo total de serviço militar prestado ao estado e a idade do candidato. Todo esse processo de análise e seleção ficará sob a estrita responsabilidade de uma Comissão de Promoções interna, que terá a função de mapear e avaliar individualmente cada militar elegível.

sábado, 20 de junho de 2026

Cabeleireira é assassinada a tiros dentro de salão de beleza no bairro de Pituaçu em Salvador

Uma mulher de 35 anos foi morta a tiros na última quinta-feira (18) dentro do salão de beleza onde trabalhava, localizado no bairro de Pituaçu, em Salvador. A vítima foi identificada como Vanessa Souza Cerqueira, uma profissional que, segundo relatos de familiares, sempre atuou na área da beleza e havia passado a integrar a equipe daquele estabelecimento há cerca de um ano. Vanessa, que foi surpreendida em seu ambiente de trabalho, deixa uma filha de 18 anos. O principal suspeito de cometer o homicídio fugiu logo após o crime e continua sendo procurado pelas forças de segurança pública.

De acordo com as informações apuradas, a rotina do salão foi interrompida no momento em que Vanessa realizava o atendimento de algumas clientes. O executor chegou ao local a bordo de uma motocicleta, utilizando um capacete e uma capa de chuva para tentar ocultar sua identidade. Ele invadiu o estabelecimento, efetuou os disparos de arma de fogo contra a cabeleireira e escapou em seguida. No decorrer das primeiras diligências e levantamentos realizados no veículo utilizado na fuga, os investigadores constataram que a placa da motocicleta era clonada, uma tática comumente usada para dificultar o rastreamento policial.

Vídeo:

Familiares de Vanessa trouxeram detalhes importantes que podem ajudar a traçar a linha do tempo que antecedeu a tragédia. Eles relataram que a mulher recebeu a visita de um homem no salão poucas horas antes de ser assassinada. Testemunhas notaram que os dois chegaram a travar uma discussão ríspida no próprio local, embora ainda não se saiba se este homem possui relação direta com o executor que efetuou os disparos. O caso está sob a responsabilidade da Polícia Civil, que trabalha para descobrir a autoria e as reais motivações do homicídio, mantendo o sigilo sobre o andamento das investigações para não comprometer a captura do criminoso.

ATUALIZAÇÃO: Nova versão detalha perfil dos feridos em grave colisão frontal na BR-415 em Itabuna

Novas informações obtidas junto a testemunhas que presenciaram o grave acidente automobilístico ocorrido por volta das 4h da madrugada deste sábado (20), na BR-415, trazem retificações sobre o perfil das vítimas que ocupavam o carro de passeio. A colisão violenta contra uma carreta baú aconteceu nas proximidades da empresa Trifil, no perímetro urbano de Itabuna, mobilizando equipes de resgate e gerando grande impacto na rodovia federal que corta o município.

De acordo com o relato atualizado de um motociclista que quase foi atingido momentos antes da batida principal, o veículo de passeio trafegava no sentido que liga o bairro Ferradas ao centro de Itabuna realizando manobras perigosas e ziguezagueando pela pista. O condutor chegou a invadir a contramão por diversas vezes consecutivas. Para evitar atropelar o motociclista em questão, o motorista desviou de forma brusca, jogando o automóvel para dentro do pátio de um posto de combustíveis localizado às margens da rodovia. No entanto, ao tentar retornar imediatamente para a pista de rolamento na altura do bairro Nova Itabuna, ele perdeu o controle da direção, invadiu novamente a faixa contrária e colidiu frontalmente contra a carreta de grande porte que vinha no sentido oposto.

Com a violência do forte impacto mecânico, o carro ficou completamente destruído, deixando os ocupantes presos às ferragens da estrutura retorcida. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada às pressas e utilizou ferramentas de corte e um alicate hidráulico para realizar o desencarceramento tático e garantir a retirada segura de todos os que se encontravam no interior do habitáculo do automóvel de passeio.


Vídeo:

Ao contrário do que apontavam os primeiros levantamentos recolhidos no local, os feridos na ocorrência foram, na verdade, dois homens e apenas uma mulher. As três vítimas receberam os procedimentos de primeiros socorros ainda na rodovia e foram transferidas para o pronto-socorro do hospital do município a bordo de ambulâncias dos bombeiros. Os relatórios médicos preliminares indicam que a mulher que viajava no carro apresentava lesões consideradas de extrema gravidade. Testemunhas que acompanharam o resgate e o trajeto do veículo antes do choque reforçaram às autoridades policiais que o condutor do automóvel apresentava visíveis sinais de embriaguez alcoólica, fator de imprudência que passa a ser formalmente investigado pela perícia técnica e pelas forças de segurança pública.

Por: Jefferson Teixeira

Em operação na BR-101, PRF flagra irregularidades em 97% das ambulâncias fiscalizadas em Itabuna

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou uma operação de fiscalização direcionada especificamente a ambulâncias na manhã de sexta-feira (19), em Itabuna. A iniciativa teve como objetivos centrais verificar a regularidade documental dos veículos de saúde, checar a habilitação dos condutores e avaliar as condições gerais de segurança dos utilitários que trafegam pelas rodovias federais da região. Durante as abordagens táticas, os agentes federais realizaram vistorias minuciosas no licenciamento anual, no estado de conservação e desgaste dos pneus, no funcionamento dos equipamentos obrigatórios de sinalização e na categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentada pelos motoristas.

O balanço estatístico final divulgado pela corporação revelou um cenário altamente preocupante para a segurança pública regional. Das ambulâncias interceptadas e vistoriadas ao longo do dia, cerca de 97% apresentavam algum tipo de irregularidade administrativa ou de segurança. Entre as principais infrações catalogadas pelos patrulheiros estavam veículos circulando com o licenciamento vencido, pneus em péssimo estado de conservação — o que compromete a estabilidade em pistas molhadas —, condutores trafegando sem portar a habilitação e motoristas dirigindo com categoria de CNH totalmente incompatível com o porte do veículo de emergência conduzido.

A PRF ressaltou a gravidade da situação pelo fato de as ambulâncias serem utilizadas de forma contínua no transporte de pacientes que, em grande parte dos casos, já se encontram em condições de extrema vulnerabilidade física e de saúde. Diante disso, as autoridades reforçam que é indispensável e obrigatório que esses veículos específicos estejam devidamente regularizados perante os órgãos de trânsito, com a manutenção preventiva em dia e sendo conduzidos exclusivamente por profissionais de saúde e motoristas legalmente habilitados e treinados para o serviço de urgência.

A ação desempenhada em Itabuna possui caráter puramente preventivo e repressivo, integrando um conjunto de estratégias que buscam mitigar riscos, evitar a ocorrência de novos acidentes graves na malha rodoviária, preservar vidas humanas e garantir que o deslocamento interestadual e intermunicipal de pacientes ocorra com os máximos padrões de segurança, responsabilidade institucional e respeito às normas vigentes do Código de Trânsito Brasileiro. O comando da operação relembrou que a segurança veicular também é parte indissociável e essencial do atendimento médico de emergência de qualidade.

Vídeo:

sexta-feira, 19 de junho de 2026

DPT de Itabuna libera corpos das duas vítimas fatais de grave colisão entre carro e ambulância na BR-101

DPT de Itabuna libera corpos das duas vítimas fatais de grave colisão entre carro e ambulância na BR-101O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna concluiu os procedimentos legais e liberou os corpos dos dois homens que morreram no trágico acidente automobilístico ocorrido na manhã de quinta-feira (18), na rodovia BR-101, próximo ao trevo de acesso ao município de Itajuípe. O corpo de José Santo de Jesus, de 63 anos, que viajava como passageiro na ambulância da cidade de Almadina, foi liberado pelos peritos ainda na tarde de ontem. Já o corpo do motorista do veículo de passeio, identificado como Manoel Salvador Ferreira da Cruz, de 48 anos e natural da cidade de Aurelino Leal, foi liberado pelos profissionais do DPT na manhã desta sexta-feira.

José Santo - Manoel Salvador

A dinâmica levantada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e acompanhada pela equipe de perícia técnica detalha que o automóvel de passeio e a ambulância colidiram frontalmente de forma violenta. O impacto mecânico aconteceu exatamente na faixa de rolamento por onde trafegava o carro de passeio, que vinha no sentido direcionado a Itabuna, enquanto o veículo de saúde avançava no sentido oposto. A força do impacto destruiu completamente as frentes de ambos os automóveis. No momento da batida, o veículo conduzido por Manoel Salvador saiu da pista e tombou no acostamento, fazendo com que o Corpo de Bombeiros Militar fosse acionado às pressas para cortar as estruturas metálicas e retirar o condutor e uma passageira que ficaram presos às ferragens. Manoel não resistiu à gravidade dos ferimentos e evoluiu a óbito a caminho da unidade hospitalar, enquanto o estado de saúde da mulher que o acompanhava ainda não foi divulgado.

A ambulância envolvida na colisão pertencia à frota municipal de Almadina e retornava de Itabuna, onde havia transportado dois pacientes para a realização de procedimentos médicos na cidade polo. Além desses enfermos, o utilitário transportava o motorista e dois acompanhantes. O passageiro idoso, José Santo de Jesus, que era morador de Almadina, morreu na hora, deitado na maca do veículo. Outras cinco pessoas que sobreviveram ao desastre ficaram feridas na ocorrência; três delas sofreram escoriações leves e foram encaminhadas para atendimento médico, enquanto uma quarta foi levada para uma unidade de saúde em Itajuípe e os demais feridos seguiram diretamente para o pronto-socorro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

Diante do trágico acontecimento, a Prefeitura Municipal de Almadina emitiu uma nota oficial de pesar lamentando o ocorrido e informou que está prestando todo o suporte necessário aos familiares das vítimas, além de colaborar ativamente com as autoridades. O trecho da rodovia federal onde aconteceu a colisão ficou parcialmente interditado, operando em meia pista por cerca de três horas, e precisou ser totalmente bloqueado em determinado momento para que os guinchos realizassem a remoção segura dos veículos destruídos, sendo o fluxo completamente liberado por volta das 14h. Agora, um inquérito policial deve apurar as reais causas e as responsabilidades pelo acidente.

Vídeo:

Identificado suspeito morto em confronto com a PM em Ipiaú; homem era acusado de homicídio e decapitação em Minas Gerais

Foi oficialmente identificado como Cleison de Jesus Santos o homem que morreu após um intenso confronto armado contra policiais militares na manhã desta sexta-feira (19), na localidade da Horta Comunitária, situada no bairro Santa Rita, no município de Ipiaú. O indivíduo, que era natural da cidade baiana de Wenceslau Guimarães, foi apontado pelas investigações como integrante de uma facção criminosa com atuação na região.

De acordo com o levantamento dos antecedentes criminais do suspeito, Cleison possuía uma ficha extensa e respondia formalmente por um crime de homicídio cometido no estado de Minas Gerais. Além disso, as autoridades mineiras também o apontavam como o principal autor da decapitação de uma mulher, um caso de extrema violência cujos detalhes mais profundos ainda não foram divulgados à imprensa pelos órgãos de segurança daquele estado.

A troca de tiros que resultou na morte de Cleison ocorreu por volta das 7h, quando guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) pertencentes à 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizavam rondas ostensivas de rotina pelo bairro. Ao entrarem na localidade, os policiais avistaram um bando formado por cerca de oito homens portando armas de fogo. Conforme o relato oficial emitido pela corporação, os criminosos abriram fogo imediatamente contra as viaturas assim que notaram a presença policial, iniciando o tiroteio.

Durante o fogo cruzado, Cleison acabou sendo atingido. Ele foi socorrido pelos próprios policiais militares envolvidos na ação e levado às pressas ao Hospital Geral de Ipiaú, mas acabou sucumbindo aos ferimentos antes de receber os cuidados definitivos. Com o suspeito baleado, as equipes conseguiram apreender um revólver e mudas de roupas camufladas, materiais que foram recolhidos e apresentados formalmente na Delegacia Territorial de Ipiaú para o andamento dos trâmites legais.

Os outros sete integrantes que compunham o grupo armado conseguiram escapar correndo em direção a uma área de mata fechada e continuam sendo procurados por equipes policiais da região. No mesmo incidente tático, um oficial da Polícia Militar acabou sendo atingido por um disparo em um dos pés. O tenente recebeu o devido atendimento médico hospitalar na mesma unidade de saúde e, após passar por procedimentos clínicos, foi liberado pelas equipes médicas. A recorrente presença de indivíduos naturais de Wenceslau Guimarães envolvidos em episódios de violência urbana em Ipiaú acendeu um alerta nas forças de segurança, que agora investigam uma possível conexão estrutural entre grupos criminosos das duas cidades. Com informações do Giro em Ipiaú

Médico psiquiatra morre em grave colisão frontal na BR-420 no Vale do Jiquiriçá

Um trágico acidente automobilístico registrado na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 8h40, resultou na morte do médico psiquiatra Ângelo Bonfim. O profissional, amplamente conhecido por sua atuação em Jequié, Ipiaú e em diversos municípios que compõem o Vale do Jiquiriçá, perdeu a vida em uma colisão violenta ocorrida no quilômetro 309 da rodovia BR-420, no trecho localizado entre as cidades de Santa Inês e Ubaíra. A fatalidade causou imediata e profunda comoção entre familiares, amigos, colegas de profissão e a grande quantidade de pacientes que ele atendia na região.

De acordo com as informações oficiais fornecidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o médico conduzia um veículo modelo Jeep Renegade, de cor vermelha, quando colidiu frontalmente contra um caminhão que trafegava no sentido oposto. As circunstâncias e as causas exatas que provocaram a batida na rodovia federal ainda estão sob investigação das autoridades competentes. No interior do automóvel de passeio também viajava o irmão do psiquiatra, que sofreu ferimentos em decorrência do forte impacto e foi socorrido às pressas pelas equipes de emergência médica que se deslocaram para o trecho.

Por conta da gravidade do acidente e da posição dos veículos na pista, a rodovia BR-420 precisou ser totalmente interditada nos dois sentidos por cerca de duas horas, gerando retenção no fluxo. O tráfego na região só começou a fluir de maneira parcial a partir das 10h, sob a orientação dos patrulheiros. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Santo Antônio de Jesus foram acionados e compareceram ao local do sinistro para realizar os levantamentos periciais de praxe e efetuar a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

Ângelo Bonfim era servidor público atuante no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, e prestava serviços em unidades de saúde de múltiplos municípios baianos. Em nota oficial de pesar, a direção do hospital lamentou profundamente a perda trágica e manifestou total solidariedade aos familiares do médico. Segundo informações de pessoas próximas, o psiquiatra costumava percorrer a BR-420 rotineiramente para cumprir seus plantões médicos no Vale do Jiquiriçá, contudo, nesta sexta-feira especificamente, ele realizava o trajeto a bordo de um veículo de propriedade de sua esposa. Muito querido por sua dedicação profissional e compromisso com a saúde mental regional, ele deixa esposa e uma filha.

Operação Três Coqueiros: Força-tarefa cumpre 29 mandados contra facção envolvida em tráfico e homicídios no Baixo Sul da Bahia

Uma megaoperação policial foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (19) para desarticular uma organização criminosa de alta periculosidade com forte atuação no município de Maraú e em diversas outras localidades da região do Baixo Sul da Bahia. Denominada de Operação Três Coqueiros, a ação consiste em uma força-tarefa que integra as polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e Penal. A ofensiva é coordenada diretamente pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e visa prender e colher provas contra indivíduos investigados por envolvimento direto com o tráfico de entorpecentes, execução de homicídios e o comércio ilegal de armas de fogo.

De acordo com o histórico das investigações que embasaram a operação, o grupo criminoso sob suspeita possuía uma estrutura corporativa altamente organizada, hierarquizada e com conexões diretas com uma facção que já possui atuação consolidada na região sul e baixo sul do estado. Os relatórios de inteligência apontam que cada investigado desempenhava uma função específica e bem delimitada dentro da engrenagem ilícita. Entre as funções mapeadas pela polícia estavam a coordenação logística do tráfico de drogas, a compra e distribuição de armamentos de grosso calibre, a administração financeira dos lucros obtidos e o planejamento de ações violentas e execuções, que tinham como objetivo a manutenção do domínio territorial e o enfrentamento armado contra grupos rivais.

Ao todo, as equipes policiais saíram às ruas para cumprir 29 mandados judiciais expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Itacaré. O montante das ordens judiciais divide-se em 16 mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão. Um detalhe importante revelado pela coordenação da operação é que, do total de alvos com prisões decretadas, cinco criminosos já se encontram atualmente recolhidos e custodiados no sistema prisional, de onde continuavam exercendo influência. As diligências de campo ocorrem de forma simultânea nos municípios baianos de Maraú, Barra Grande, Igrapiúna, Ilhéus, Ubaitaba e Valença, estendendo-se também para o estado do Espírito Santo, na cidade de Santa Teresa.

O desdobramento tático conta com o apoio operacional de diversas unidades de elite das forças de segurança pública da Bahia e passa a integrar uma série de ações governamentais sistemáticas voltadas para frear e combater os índices de criminalidade violenta e mortes no litoral e interior de Maraú. Conforme esclarecido pela direção da FICCO/Ilhéus, o inquérito policial que culminou na operação desta sexta-feira teve origem a partir da análise técnica e minuciosa de provas documentais e digitais reunidas em apurações anteriores, o que permitiu desvendar por completo o organograma e a linha de comando da facção investigada.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Operação Verdadeiro Encontro: Polícia Civil desarticula grupo que usava aplicativos de namoro para extorquir vítimas em Salvador

Uma organização criminosa especializada em atrair vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e sites de encontros para a prática de extorsão foi o alvo principal da Operação Verdadeiro Encontro, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta quinta-feira (18). A ofensiva policial mobilizou equipes para o cumprimento de mandados de prisão, além de ordens de busca e apreensão, concentrando as diligências nos bairros da Liberdade e de São Cristóvão, localizados em Salvador. De acordo com as informações oficiais divulgadas pela instituição, as investigações apontam que os suspeitos agiam com extrema violência psicológica, mantendo as vítimas sob grave e constante ameaça para forçar a realização de transferências bancárias de altos valores.

Os trabalhos investigativos, conduzidos de forma integrada por equipes da 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio) e da 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima), tiveram início logo após uma das vítimas registrar uma ocorrência detalhando o funcionamento do golpe. O homem relatou às autoridades que havia iniciado conversas e aceitado um convite de encontro por meio de anúncios em plataformas digitais de namoro. Ao chegar ao imóvel combinado, situado no bairro da Boca do Rio, na capital baiana, a vítima foi surpreendida e encurralada por um homem que se apresentou falsamente como companheiro da mulher com quem ele havia marcado, passando a exigir a entrega imediata de bens materiais e quantias financeiras como condição para que pudesse ser libertado.